Governo de Rondônia
19/04/2024

SEGURANÇA

Governador mostra estrutura do estado a futuros militares de Rondônia

11 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos dos cursos de oficiais e soldados vestiram pela primeira vez o uniforme privativo da Polícia Militar de Rondônia

Alunos dos cursos de oficiais e soldados vestiram pela primeira vez o uniforme privativo da Polícia Militar de Rondônia

 

“O enfrentamento da violência envolve várias iniciativas, que vão além da ação policial”. Foi o que disse o governador Confúcio Moura nesta quinta-feira (11) a alunos do curso de formação de oficiais da Policia Militar. Em palestra proferida no auditório da faculdade Fatec, em Porto Velho, Confúcio citou a regularização fundiária como fator que proporciona segurança jurídica ao proprietário de terras, além de reduzir a incidência de conflitos agrários.

Acompanhado do secretário da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antônio Carlos dos Reis; do adjunto Adilson Pinheiro; e do comandante-geral da PM, coronel Ênedy Dias, o governador assistiu à cerimônia em que 54 alunos do curso para oficiais e 421 do curso de soldados vestiram pela primeira vez o uniforme privativo da PM. Ele desejou boa sorte e pediu que tenham orgulho da corporação.

INDICADORES

Na palestra dirigida aos alunos do curso de oficiais, o governador mostrou indicadores que colocam o estado em destaque, como a infraestrutura, transportes, incentivo ao empreendedorismo e telecomunicações. Enumerou os investimentos feitos para que Rondônia continue em situação privilegiada nas contas públicas, dando ênfase ao planejamento e monitoramento dos projetos prioritários.

No item segurança pública, Confúcio Moura mostrou números dos investimentos feitos (R$ 162,5 milhões), que contemplam, além de equipamentos, frota e estruturas física, o sistema penitenciário. “Construímos bastante presídios”, afirmou.

O governador também falou sobre os gastos feitos com apenados (R$ 3 mil ao mês) e os modelos disponíveis de gestão dessas unidades, apontando que apenas a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) apresenta melhores custos, além de ter atendimento humanizado.

Confúcio Moura apresentou um panorama do estado aos futuros militares Confúcio Moura apresentou um panorama do estado em palestra aos alunos da PM

Confúcio Moura apresentou um panorama do estado aos futuros militares
Confúcio Moura apresentou um panorama do estado em palestra aos alunos da PM

Confúcio informou que o governo tem, em andamento, a construção de 39 unidades de segurança pública. E lembrou que o estado estava em 8º lugar no ranking nacional da criminalidade. Agora está na 14ª posição.

A região do Vale do Jamari, que compreende nove municípios, incluindo Ariquemes, e que apresenta índices de criminalidade acima do normal, também foi citada pelo governador. Ele garantiu que estão em andamento ações operacionais para a garantia da segurança dos moradores.

Ao final da palestra, Confúcio disse que é esta a realidade que os futuros oficiais da PM enfrentarão quando concluírem a formação. E pediu aos alunos que também contribuam, se puderem, com propostas de solução para os desafios que encontrarão na vida policial.

Os cursos têm duração de seis meses. Os oficiais iniciarão atividades na parte operacional, da mesma forma que os praças. Todos foram selecionados através de concurso público.

Saiba mais:
Mais de 600 aprovados em concuros público participam de curso de formação da Polícia Militar, Civil e Bombeiros


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Concursos, Cursos, Economia, Educação, Governo, Infraestrutura, Obras, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo