Governo de Rondônia
16/04/2024

EMPREENDIMENTO

Usina com capacidade de gerar 8 mil watts de energia é inaugurada em Chupinguaia

17 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio parabenizou o grupo César

Confúcio participou da inauguração e parabenizou o grupo César Energia pela PCH inaugurada em Chupinguaia

O Grupo César Energia, do empresário e prefeito de Rolim de Moura, César Cassol, inaugurou nessa quinta-feira (16) a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) César Filho Energia, em Chupinguaia, com capacidade para gerar 8 mil watts de energia. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Confúcio Moura. 

O empresário César Cassol disse que a Usina César Filho tem duas turbinas, que irão gerar 8 mil watts de energia. Essa PCH é interligada com outra usina do grupo, a Primavera, que foi repotencializada, passando de 18 mil para 20 mil watts a produção. Em breve a capacidade de geração será de 25,5 mil watts. O empresário explicou que toda energia gerada vai para Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera de Rondônia; e depois para o linhão que transporta para o sistema nacional e abastece o estado de Rondônia e o restante do País.

Segundo César Cassol, parte da energia produzida pelo grupo é vendida para a Eletrobras Rondônia e o restante é comercializada no mercado livre do Brasil. “Nossas usinas são interligadas ao sistema nacional. Estamos produzindo a energia que o Brasil precisa” destacou o empresário.

“Fiz questão de prestigiar a inauguração da Usina César Filho, do Grupo César Energia. Quero parabenizar o empresário e sua família pela ousadia e o pioneirismo de ser produtor de energia elétrica para o Brasil”, disse o governador, lembrando que o país está em crise por falta de energia e o empresário César Cassol está dando sua contribuição com essa central hidrelétrica.

Confúcio Moura também falou da importância do empreendimento para Rondônia. “A PCH gera empregos, impostos e movimenta a economia do estado. O governo tem que estar ao lado dessas pessoas que promovem o desenvolvimento. Estou aqui para apoiar essa iniciativa”, afirmou.

USINA DE CALCÁRIO

Con

Confúcio e comitiva também visitaram usina de calcário do grupo em construção em Parecis

Após a inauguração da PCH, o governador e comitiva foram com o empresário César Cassol para o município de Parecis, onde está sendo construída a Usina de Calcário do Grupo César. Confúcio Moura visitou as jazidas e viu de perto a grande quantidade de rocha que será transformada em calcário para ser usado na correção do solo e aumentar a produção do estado.

Confúcio Moura disse que Rondônia precisa de um milhão de toneladas de calcário por ano; a usina do estado, administrada pela Companhia de Mineração de Rondônia (CMR) irá produzir cerca de 500 mil  toneladas para atender aos pequenos produtores, enquanto a usina de César Cassol irá atender aos grandes produtores. “Assim, uma complementa a outra”, ponderou o governador.

Segundo César Cassol, a usina de calcário deverá ser inaugurada até o final do mês de maio; e irá funcionar em três turnos, produzindo três mil toneladas de calcário por dia.

Acompanharam o governador, os deputados Luizinho Goebel e Só na Bença; além do secretário Chefe da Casa Militar, major Maurício Gualberto; e autoridades da região.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo