TRÊS IRMÃOS

Inaugurada agroindústria de farinha em Alvorada do Oeste

18 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Os irmãos, Antônio Conceição da Silva, Adevaldo da Silva, Genivaldo da Conceição da Silva e suas famílias, que vieram do Estado de Alagoas, na década de 90, inauguram na sexta-feira (14) a agroindústria familiar de farinha Três Irmãos, no município de Alvorada do Oeste.

Programas de governo incentivam produtores à industrialização, gerando emprego e renda

Padovani participou da inauguração da agroindústria Três Irmãos em Alvorada do Oeste

“Produzíamos a farinha para o consumo, mas com o passar do tempo, os amigos começaram a querer o produto. Assim iniciamos a produção de forma artesanal, eram 35 quilos por semana, que vendíamos na feira, mercado e diretamente com o consumidor,” explicou Antônio.

“Em meados dos anos 90 começamos a assistir a família. Com o passar dos anos, fomos inserindo nos programas de governo, como de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao começar a entrega dos produtos, vieram as exigências quanto à regularização na fabricação dos mesmos”, contou a extensionista social da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Paula Cristina de Araújo, que acompanhou as famílias.

Segundo Paula, a família no inicio relutou um pouco com as exigências, mas com a persistência e demonstração de viabilidade técnica do projeto, em 2012 aderiu aos incentivos do Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (Prove). “Hoje, esta família tem uma agroindústrias familiar instalada e certificada, produzindo 250 quilos de farinha de mandioca por semana com capacidade para 500 quilos por semana”, disse.

Para o secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani, as agroindústrias têm uma função social maior que os benefícios financeiros, que é a união da família em torno de um bem comum, a agroindústria familiar. “O governo do estado entende e incentiva os produtores da agricultura familiar a verticalizar a produção agropecuária, pois assim começam a gerar renda e qualidade de vida no campo”, explicou Padovani.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Indústria, Infraestrutura, Rondônia