Governo de Rondônia
29/03/2024

CAFEICULTURA

Rondônia comemora em 10 de abril o Dia Estadual de Início da Colheita do Café Conilon

07 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Estado de Rondônia é o segundo maior produtor de café conilon do País, ocupando a quinta posição no ranking  nacional de produção geral de café. Na safra 2015 houve aumento de 15,7% na produção em comparação com a de 2014, gerando arrecadação crescente de Importo sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS).

Rondônia é o segundo maior produtor de conilon no País

Rondônia é o segundo maior produtor de conilon no País

O Dia do Início da Colheita do Café Conilon foi instituído pela Lei 3.516, de 17 de março de 2015, pelo governador Confúcio Moura. A data está inserida no calendário oficial do estado.

Atualmente, a média anual de produção do Estado de Rondônia é de mais de 1,7 milhão de sacas de café, e a expectativa, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, é que esse número chegue a quatro milhões de sacas até 2018.

“Mas não adianta chegar a quatro milhões de sacas sem qualidade. Essa data serve como referência para o produtor  buscar colher o café em um ponto de maturação adequado e com qualidade. Assim, ele recebe melhores preços pela saca do seu produto”, explicou Padovani.

Ele disse, ainda, que durante a Rondônia Rural Show, feira realizada anualmente pelo governo estadual (neste ano será de 25 a 28 de maio), em Ji-Paraná, haverá um espaço especial, denominado o Caminho do Café, que levará orientação direta e essencial ao produtor rural.

Saiba mais

Lei que institui 10 de abril como o dia estadual do café em Rondônia é sancionada


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Economia, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo