Governo de Rondônia
24/04/2024

RECICLA RONDÔNIA

Seas finaliza pesquisa para diagnóstico dos catadores do Cone Sul de Rondônia

15 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Garrafas pet se transformam em fios que são utilizados até em vassouras

Garrafas pet se transformam em fios que são utilizados até em vassouras

Após quatro visitas, encerradas nessa segunda-feira (14), a equipe da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e o Mistério do Trabalho e Emprego (MTE), finalizou a pesquisa com os catadores dos municípios do Cone Sul de Rondônia. Além de Vilhena, foram visitados mais seis municípios. Prefeitos e vereadores também foram contatados e sensibilizados.

“O conhecimento da realidade dos catadores de material reutilizável é a base do projeto Recicla Rondônia, iniciado em 2014, adotado a partir de uma chamada pública da Senaes”, explicou Flávia Iraiore, psicopedagoga da Gerência de Inclusão Produtiva (GIP) da Seas.

O objetivo, segundo ela, é capacitar os catadores para a coleta seletiva nos municípios, uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Pnrs), para financiar equipamentos e abrir mercado consumidor.

Além de levantar as associações, grupos e famílias de catadores, encontros com os gestores municipais foram realizados em Pimenteiras, Corumbiara, Cerejeiras, Cabixi, Colorado do Oeste, Chupinguaia e Vilhena para que o estado conheça a realidade das prefeituras e as dificuldades para adoção de uma política de tratamento e utilização dos resíduos sólidos.

Flavia Iraiore citou o empresário André Oliveira, da Reciclar, em Vilhena, que ao ver o diagnóstico e saber das dificuldades enfrentadas pelos associados da Associação dos Catadores do Cone Sul (Ascosul) no município, se prontificou a doar um terreno, com a proposta de construir um galpão para a sua sede, o que garante o recebimento de um kit básico (uma balança, uma prensa e um elevador) doado pelo governo Federal e também a aquisição de um caminhão, para o transporte dos produtos beneficiados.

No mês de outubro, a Seas realizará mais duas grandes reuniões para posicionar e sensibilizar catadores, empresários e gestores públicos. A primeira será no dia 6, no Teatro Dominguinhos, em Jí-Paraná, com a presença de representantes de todos os municípios do Cone Sul, Zona da Mata e Centro-Sul de Rondônia. A segunda reunião acontecerá no dia 7, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, com os representantes dos municípios do Centro-Norte e Norte do Estado.

Criada em 2005, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Velho (Asprovel), é um exemplo do potencial econômico e social. Geraldo de Lima, coordenador presidente, ressalta a inclusão social dos catadores que “hoje vivem com dignidade, cuidando de suas famílias, realizando um trabalho digno”.

O sucesso se reflete na conquista de uma verba internacional, por meio da Indústria Metalúrgica da Amazônia (IMA), representante de um consócio francês, no qual a Asprovel concorreu com associações de 73 países e foi beneficiada com 77 mil euros. A associação de Porto Velho recicla diversos produtos oriundos dos materiais recolhidos, como reforma de bicicletas e cadeiras de balanço, sabão de óleo utilizado em cozinhas, construção de carrinhos para catação, vassouras com cerdas de fios de garrafas pet, entre outros.

Um dos clientes da Asprovel é a Associação dos Preservadores do Meio Ambiente da Amazônia (Aspemam). O presidente Augusto Guedes, fala com entusiasmo da parceria que permitirá o uso dos fios de garrafas pet na fabricação de filtros para redes de esgoto. “Com capacidade de purificação da água em mais de 90%, isso é quase o dobro do que se consegue com outros materiais, além de ser feito de material reciclado”, afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Ecologia, Economia, Governo, Inclusão Social, Indústria, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo