24/04/2024

RECICLA RONDÔNIA

Seas finaliza pesquisa para diagnóstico dos catadores do Cone Sul de Rondônia

15 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Garrafas pet se transformam em fios que são utilizados até em vassouras

Após quatro visitas, encerradas nessa segunda-feira (14), a equipe da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e o Mistério do Trabalho e Emprego (MTE), finalizou a pesquisa com os catadores dos municípios do Cone Sul de Rondônia. Além de Vilhena, foram visitados mais seis municípios. Prefeitos e vereadores também foram contatados e sensibilizados.

“O conhecimento da realidade dos catadores de material reutilizável é a base do projeto Recicla Rondônia, iniciado em 2014, adotado a partir de uma chamada pública da Senaes”, explicou Flávia Iraiore, psicopedagoga da Gerência de Inclusão Produtiva (GIP) da Seas.

O objetivo, segundo ela, é capacitar os catadores para a coleta seletiva nos municípios, uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Pnrs), para financiar equipamentos e abrir mercado consumidor.

Além de levantar as associações, grupos e famílias de catadores, encontros com os gestores municipais foram realizados em Pimenteiras, Corumbiara, Cerejeiras, Cabixi, Colorado do Oeste, Chupinguaia e Vilhena para que o estado conheça a realidade das prefeituras e as dificuldades para adoção de uma política de tratamento e utilização dos resíduos sólidos.

Flavia Iraiore citou o empresário André Oliveira, da Reciclar, em Vilhena, que ao ver o diagnóstico e saber das dificuldades enfrentadas pelos associados da Associação dos Catadores do Cone Sul (Ascosul) no município, se prontificou a doar um terreno, com a proposta de construir um galpão para a sua sede, o que garante o recebimento de um kit básico (uma balança, uma prensa e um elevador) doado pelo governo Federal e também a aquisição de um caminhão, para o transporte dos produtos beneficiados.

No mês de outubro, a Seas realizará mais duas grandes reuniões para posicionar e sensibilizar catadores, empresários e gestores públicos. A primeira será no dia 6, no Teatro Dominguinhos, em Jí-Paraná, com a presença de representantes de todos os municípios do Cone Sul, Zona da Mata e Centro-Sul de Rondônia. A segunda reunião acontecerá no dia 7, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, com os representantes dos municípios do Centro-Norte e Norte do Estado.

Criada em 2005, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Velho (Asprovel), é um exemplo do potencial econômico e social. Geraldo de Lima, coordenador presidente, ressalta a inclusão social dos catadores que “hoje vivem com dignidade, cuidando de suas famílias, realizando um trabalho digno”.

O sucesso se reflete na conquista de uma verba internacional, por meio da Indústria Metalúrgica da Amazônia (IMA), representante de um consócio francês, no qual a Asprovel concorreu com associações de 73 países e foi beneficiada com 77 mil euros. A associação de Porto Velho recicla diversos produtos oriundos dos materiais recolhidos, como reforma de bicicletas e cadeiras de balanço, sabão de óleo utilizado em cozinhas, construção de carrinhos para catação, vassouras com cerdas de fios de garrafas pet, entre outros.

Um dos clientes da Asprovel é a Associação dos Preservadores do Meio Ambiente da Amazônia (Aspemam). O presidente Augusto Guedes, fala com entusiasmo da parceria que permitirá o uso dos fios de garrafas pet na fabricação de filtros para redes de esgoto. “Com capacidade de purificação da água em mais de 90%, isso é quase o dobro do que se consegue com outros materiais, além de ser feito de material reciclado”, afirmou.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Daiane Mendonça

Assistência Social, Capacitação, Ecologia, Economia, Governo, Inclusão Social, Indústria, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Terceiro Setor