Governo de Rondônia
19/04/2024

TECNOLOGIA

Sitiante aumenta produção de leite a partir do melhoramento genético

15 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Para aumentar a quantidade da produção leiteira, o produtor rural Gilmar Dutra Vial conta  que é preciso melhorar geneticamente o plantel. Foi dessa maneira que ele aumentou o ganho na produção de leite na propriedade em Vale do Paraíso, e participa do concurso leiteiro que está ocorrendo durante a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa), que segue até domingo no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

Gilmar Vial cuida da vaca Limeira

Gilmar Vial cuida da vaca Limeira

Sitiante da agricultura familiar há 30 anos, Vial explicou que só depois que investiu em matriz e inseminação artificial conseguiu aumentar a produção. “Nossas vacas produziam em média cinco litros de leite por dia. Hoje já ordenhamos animal que passa dos 40 litros por dia”, disse, ilustrando que o apoio técnico da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) foi decisivo ao melhoramento do rebanho.

“A Limeira produziu 20,010 quilos hoje pela manhã”, contou Vial, atribuindo à vaca Limeira o segundo maior resultado da primeira ordenha do Concurso Leiteiro coordenado pela Emater, nessa quinta-feira (14), na Expojipa.  A vaca Vitória, do produtor Adriano Vieira da Silva, de Theobroma, produziu 21,780 quilos na primeira pesagem, também na quinta-feira.

Para melhorar geneticamente o plantel, o pequeno produtor conta com o apoio da Emater na elaboração de propostas de financiamentos junto aos bancos. “O recurso poderá ser aplicado em aquisição de matrizes”, exemplificou o coordenador do concurso leiteiro, o técnico Amâncio Estevão Neto.

A inseminação artificial é outro caminho para o agricultor familiar melhorar a qualidade do rebanho e elevar os ganhos na produção leiteira. “A inseminação é a porta de investimento mais econômica, já que a propriedade é pequena e não comporta muitas cabeças de gado. Com poucas reses e de qualidade o ganho aumenta consideravelmente”, ensinou Gilmar Vial, reforçando que o pequeno produtor ganha mais investindo pouco.

Durante o Concurso Leiteiro, Vial cuida da vaca “Limeira” como se fosse sua filha. Alimenta, dá banho, acaricia e até conversa com o bicho. “O animal está fora do ambiente dele. Aqui é muito estresse para a vaca, muitas pessoas, flashes, por isso dedicamos mais atenção e cuidamos mais de perto dela”, disse o produtor, ao refrescar a vaca Limeira com jatos de água.

Leia mais:
Emater coordena concurso leiteiro durante a Exposição Agropecuária de Ji-Paraná
Agricultores familiares vão integrar ação para aumentar produção leiteira em 800 mil litros por dia em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Concursos, Distritos, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo