Governo de Rondônia
19/04/2024

SEMANA DA PATRIA

Desfile cívico é realizado com tranquilidade em Porto Velho

08 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Daniel Pereira e general Costa Neves no início do desfile.

Daniel Pereira e general Costa Neves.

No 194º ano da independência do Brasil, o desfile cívico-militar e estudantil de Sete de Setembro em Porto Velho foi marcado nesta quarta-feira (7) pela tranquilidade e maior número de pessoas das Forças Armadas, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de escolas estaduais na avenida Migrantes. Estima-se que o público também tenha crescido em relação ao ano passado.

Representando o governo estadual, o vice-governador Daniel Pereira disse que ele e o governador Confucio Moura têm trabalhado dentro e fora do governo, junto às escolas, para promover mais conscientização sobre os valores cívicos, e importância do sentimento de pertencimento à pátria Brasil.

O desfile começou com o ato tradicional de revista à tropa pelo vice-governador Daniel Pereira e general de Brigada Ricardo Augusto Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em carro aberto pelo início da avenida.

Por decisão do general Costa Neves, comandante da 17ª Brigada, o Exército teve mais homens no desfile deste ano, sendo responsável por colaborar com a organização do desfile nas atividades de escolta, balizamento e segurança entre outras. Iniciado no horário previsto, às 19h, a surpresa para organizadores foi a presença na abertura da Bailarina da Praça, aplaudida pelo público.

Estudantes de 12 escolas participaram do desfile

Estudantes de 12 escolas participaram do desfile

O desfile trouxe inicialmente as organizações militares – banda de música da 17ª Brigada; Marinha do Brasil; Companhia de Comando da 17 Brigada; Companhia de Infantaria de Selva; Pelotão de Comunicação e Selva; 5º Batalhão de Engenharia e Construção; Hospital de Guarnição de Porto Velho; 31ª Circunscrição do Serviço Militar; Base Aérea de porto Velho; Policia Militar de Rondônia; Corpo de Bombeiros e viaturas operacionais das Forças Armadas, Policia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“O público vem assistir ao desfile com boa vontade, espontaneamente, com carinho”, comentou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Luiz Rodrigues.

O coronel Rodrigues diz que a participação do Corpo de Bombeiros no desfile é uma forma  da instituição se aproximar mais da sociedade, e ela retribui com “apreço ao nosso trabalho”. Neste desfile houve aumento de bombeiros militares – em razão, explicou, da presença dos que fazem o curso de formação de sargento -, e o caminhão antigo, histórico, desfilou com crianças, filhos dos bombeiros.

O desfile estudantil contou com doze escolas estaduais, algumas com fanfarras, envolvendo cerca de mil alunos e profissionais da educação. Desfilaram estudantes das escolas Tiradentes (PM); Instituto Carmela Dutra; Maria Carmosina; Castelo Branco; Eduardo Lima e Silva; Daniel Neri; Ulysses Guimaraes; Flora Calheiros; Juscelino Kubitschek; Araújo Lima; Roberto Pires e Carlos Drummond de Andrade. Fanfarra municipal de Candeias do Jamari também esteve presente.

Militares durante desfile de 7 de Setembro

Militares durante desfile de 7 de Setembro

Desfilaram também representantes da Maçonaria Glomaron; Ordem Demolay; As Filhas de Jó; Núcleo de Ação Paramacônica Juvenil (APJ); União dos Movimentos de Escoteiros de Rondônia e Defesa Civil do município de Porto Velho.

“Apesar de todos os problemas, das dificuldades financeiras e sociais, podemos observar quantidade grande de populares assistindo ao desfile, e isso demonstra que temos o civismo e o respeito a nossa pátria. O momento exige união. É de estarmos juntos, somos todos brasileiros, natos ou não, naturalizados, e precisamos lutar pelo nosso país. Aqui em Rondônia temos a felicidade de estar caminhando bem entre todos os estados brasileiros, e espero que os demais estados consigam se unir para que nós tenhamos nosso país forte”, avalia o secretário de estado da Justiça, coronel Marcos Rocha.

O vice-governador Daniel Pereira parabenizou todos que diretamente ou indiretamente organizaram o desfile. “Sem essa organização e segurança não teríamos esse público. Estão aqui milhares, a grande maioria bem acomodada, e esperamos que a cada ano que passe a gente melhore, esperamos que a cada ano a população venha mais e mais, que possamos desenvolver novas concepções para o desfile, e que os valores da pátria sejam observados todos os dias.”

Veja a galeria de fotos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo