EXPOARI

Concurso Regional Leiteiro oferece R$ 20 mil em premiações na 33ª Exposição de Ariquemes

18 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

leite

Todo leite do concurso será distribuído às famílias carentes ou instituições beneficentes

Tudo pronto para o 17º Concurso Regional Leiteiro, que será realizado na 33ª edição da Exposição Agroindustrial de Ariquemes (Expoari), que inicia no próximo sábado (23). Nesta edição, os produtores da região do Vale do Jamari concorrerão a R$ 20 mil de premiação em dinheiro, divididos entres os primeiros colocados em duas categorias: Vaca e Novilha.

A  ação é do Governo do Estado desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), em parceria com  a Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), objetiva incentivar e fortalecer a pecuária leiteira da agricultura familiar, através da exposição  genética do rebanho e a produção de leite.

Os produtores rurais que exploram a atividade leiteira na categoria agricultura familiar, que ainda não inscreveram seus animais  e querem participar,  devem procurar os escritórios locais da região Vale do jamari até sexta-feira (22). Além de Ariquemes, já está confirmada a participação dos municípios de Alto Paraíso, Monte Negro, e Machadinho d’Oeste.

concurso será aberto oficialmente na quarta-feira (27), às 18h, no galpão ao lado do Stande da Emater, ocasião em que  será feita  a  esgota – ordenha de secagem do leite das  vacas e novilhas  -,  para que todos os animais participantes comecem a competição no momento e em condições iguais.  E  nos dias 28, 29 e 30, os animais serão ordenhados duas vezes por dia,  sempre  às 5h30 e às 18h.

As pesagens serão efetuadas após cada ordenha, na presença dos concorrentes e membros da comissão organizadora e fiscalizadora, em ambiente que facilite a visualização pelo público. A premiação e encerramento do concurso acontecerão no domingo (31), às 12h.

Toda a produção de leite durante o concurso leiteiro será doada pelos produtores ao Banco de Alimentos de Ariquemes, que distribuirá às famílias carentes e ou instituições beneficentes. No ano passado, foram doados 2,4 mil litros de leite, produção das 11 novilhas e 14 vacas participantes.

O coordenador técnico do concurso e supervisor regional da Emater, Matheus Follador, explicou que o leite é doado após o processo de pasteurização feito pelo laticínio Aprodil em Ariquemes.

Para o coordenador, o concurso além de incentivar a pecuária leiteira da região também oportuniza  ao produtor o intercâmbio entre os produtores de leite, através da exposição do potencial genético e produtivo do rebanho leiteiro.

“O concurso leiteiro regional potencializa a cultura da pecuária leiteira e troca de experiência entre os produtores”.

Vencedores do 16º Concurso Regional Leiteiro

Categoria Novilha

1º Lugar: Monte Negro, produtor Vadejones P. dos Santos com a novilha Bagagem com a média diária de 34 kg de leite

2º Lugar: Ariquemes, produtor Paulo Gilberto Nunes, com a novilha Roseira com a média diária de 27 kg de leite; Produtor

3º Lugar: Machadinho do Oeste, produtora Marilza Alves com a novilha Torneira, com produção média diária de 25 kg de leite

Categoria Vaca

1º Lugar: Monte Negro, produtor Alberto Alves Pinto Junior com a vaca Indústria, produção média diária de 53 kg de leite

2º Lugar: Monte Negro, produtor Valdejones P. dos Santos, com a vaca Lasca, produção média diária de 47 kg de leite

3º Lugar: Monte Negro, produtor Pedro Alves Pinto, com a vaca Vaidosa com a produção média diária de 36 kg de leite.

Texto: Suelly david
Fotos: Emater Ariquemes

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Capacitação, Concursos, Convênios, Cultura, Distritos, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor