Governo de Rondônia
24/04/2024

OPERAÇÃO ACISO

Operação Aciso movimenta Guajará-Mirim com atendimentos médicos e odontológicos

28 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Operação Ação Cívico-Social leva aos munícipes atendimentos médico, odontológico e prestação de serviços

Com a expectativa de atender cerca de mil pessoas até o final da tarde deste sábado, 29, está sendo desenvolvida no município de Guajará-Mirim, a primeira edição do atual governo estadual da Operação Ação Cívico-Social (Aciso) que leva aos munícipes vários atendimentos médico, odontológico, emissão de documentos e outros. As ações estão sendo desenvolvidas na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Alkindar Brasil Arouca, local onde o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, iniciou oficialmente as atividades com a presença de autoridades e comunidades de Guajará-Mirim e adjacências.

A solenidade de abertura oficial da Operação Aciso foi destacada pela população, principalmente por pessoas que há meses anseiam por atendimentos. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Casa Militar, a Operação tem como objetivo atender às comunidades carentes da localidade, tratando de temas como de responsabilidade social.

As ações, conforme explica o coordenador da Operação Aciso, capitão PM Clodomir Rodrigues, foram iniciadas ainda na segunda-feira, quando todas as equipes percorreram várias escolas do município levando informações sobre as atividades, bem como palestras com pais e alunos quanto ao combate às drogas, ou seja, um curso rápido a exemplo do que é desenvolvido pelo Proerd. O oficial da PM ressalta que trata-se da primeira da atual gestão do Governo Estadual de uma série de operações de ações cívicos sociais que estão sendo programadas para ainda este ano, envolvendo diversos serviços para as comunidades.

A manicure Hana Welen disse entusiasmada sobre a realização da operação no município. “É preciso destacar essa medida de levar atendimento até os municípios. Em Guajará-Mirim, por exemplo têm sido difíceis esses tipos de atendimentos”, disse Hana alegando, inclusive, que soube da realização da Operação Aciso por meio de grupos de whatsapp de pessoas que assistiram às palestras contra às drogas e aproveitou para ir em busca de atendimento médico e odontológico. O trabalhador Remison Antero percorreu mais de 50 quilômetros juntamente com os filhos menores Riquelme e Janieli para que pudessem ser atendidos na área odontológica, bem como na emissão de documentos pessoais.

O governador enalteceu todo o trabalho de cada órgão do governo que está engajado em garantir atendimentos à comunidade de Guajará-Mirim, citando como exemplo a Casa Militar, a Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas); Secretaria de Estado da Saúde; Secretaria de Estado da Educação; Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão; o Exército Brasileiro; a Prefeitura de Guajará-Mirim; a Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Detran; Instituto Kaleo; Casa de Saúde Indígena; além de profissionais autônomos.

A Operação Aciso tem garantido à população atendimento médico, odontológico e laboratorial, além de emissão de documentos como RG, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho e passe livre interestadual para idoso, atendimento com psicólogo e terapeuta,entre outros serviços.
O prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Alves de Noronha, agradeceu ao governador Marcos Rocha pela vinda da Operação Aciso. “Queremos agradecer o fato de Guajará-Mirim ser o primeiro município que está sendo contemplado na atual gestão do Governo Estadual. São diversas atividades voltadas para a nossa população que mais precisa, ou seja, desde o corte de cabelo, dentista a atendimento médico tudo à disposição”, salientou o prefeito.

Também participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes; secretário de Estado da Saúde, Fernando Rodrigues Máximo; Diretor presidente da Emater, Luciano Brandão; secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani; diretor Geral do Detran, Neil Aldrin Faria Gonzaga; deputado estadual Jair Montes; dentre outras autoridades.

Leia mais:

Departamento Estadual de Trânsito vai liberar R$ 650 mil para sinalização do trânsito de Guajará-Mirim

 Guajará e Porto Velho estão no programa Investe Turismo do Ministério do Turismo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo