Governo de Rondônia
25/04/2024

MEIO AMBIENTE

Operação Azougue retira dragas de Área de Preservação Ambiental em Porto Velho

02 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Dragas saem da Área de Preservação Ambiental após notificação

Dragas saem da Área de Preservação Ambiental após notificação

Cerca de 50 homens do Batalhão da Polícia Ambiental, a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam), Comando de Operações Especiais (COE) amanheceram nesta quinta-feira (2) no rio Madeira para realizar a terceira fase da Operação Azougue em Porto Velho. Até o momento 06 dragas foram apreendidas pelo Estado.

A meta, de acordo com tenente-coronel André Luiz Glanert, gerente de fronteiras da Sesdec, é notificar as dragas para coibir a extração ilegal de ouro na Área de Preservação Ambiental (APA). “Cerca de 200 dragas foram contabilizadas nesta região. Nossa intenção é notificar pelo menos 50% delas. É comum que as outras também saiam da região ao se depararem com a fiscalização. Aqueles que estiverem com ouro e/ou mercúrio irão responder pelos crimes de usurpação do patrimônio público e degradação do meio ambiente”, declarou.

No primeiro dia da operação, foram apreendidas seis dragas, certa quantidade de ouro e azougue. Foram lavrados seis termos de apreensão, bem como seis autos de infração, totalizando multas no valor de R$ 300 mil reais. todas as pessoas presas foram encaminhadas para Superintendência da Polícia Federal e as dragas apreendidas notificadas.

A operação conta ainda com o apoio das Polícias Militar, Civil, Federal, Ministério Público de Rondônia, Corpo de Bombeiros e Sociedade de Portos de Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) para a realização da inspeção.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo