Governo de Rondônia
19/04/2024

Operação Dia das Crianças apreende brinquedos em Rondônia

25 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Segundo o Ipem, a maioria dos brinquedos que entra no Estado são fabricados pela China e não possui a certificação.

PORTO VELHO – A Operação Dia das Crianças do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) apreendeu mais de 500 brinquedos irregulares em Rondônia. Na manhã desta quarta-feira (10), equipes de fiscalização destruíram 264 brinquedos no Galpão de Lixo da Vila Princesa em Porto Velho. Outros 269 aguardam parecer jurídico.

 

De acordo com dados do Ipem, nos últimos anos, cerca de oito milhões de crianças no Brasil tiveram problemas de asfixia e ingestão de materiais tóxicos pelo uso de brinquedos irregulares. “Por isso, os pais devem ficar atentos na hora de realizar a compra e verificar a marca do produto e se tem o selo do Inmetro. Às vezes, o brinquedo é mais barato, porém gera aborrecimentos futuros”, disse o presidente do Ipem, Osnir Ortiz.

Segundo o presidente, a maioria dos brinquedos que entra no Estado são fabricados pela China e não possui a certificação. Para evitar a venda irregular desses produtos, o Ipem fará uma parceria com a Secretaria da Fazenda, Receita Federal e Policia Federal.

Até o momento, o Ipem já apreendeu mais de 1.500 produtos irregulares, entre brinquedos, adaptadores, chupetas, luminárias, panela de pressão e capacetes. O número é considerado inferior a 2011, quando foram apreendidos mais de cinco mil.

Uma das determinações do Inmetro é preservar o meio ambiente, por isso todos os materiais apreendidos na Operação do Ipem foram doados para a Cooperativa de Reciclagem da Vila Princesa em Porto Velho.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo