OPERAÇÃO FASE 3
12 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia
Na primeira noite de atuação, 15 estabelecimentos foram averiguados, resultando em dois locais interditados
O Governo de Rondônia, em uma ação conjunta entre as forças de Segurança Pública e órgãos fiscalizadores, deflagrou na noite de sexta-feira (11), em Porto Velho, a Operação Fase 3, alusiva ao cumprimento do Decreto nº 25.605, que visa garantir o distanciamento social neste período de aumento do contágio da Covid-19, com vistorias realizadas em estabelecimentos.
Na primeira noite de atuação, 15 estabelecimentos foram averiguados, resultando em dois locais interditados, além de quatro notificações. “A Operação Fase 3” contou com 11 viaturas e mais de 30 agentes das policiais e fiscais atuando na Operação Fase 3.
O objetivo da “Operação Fase 3”, de combate à pandemia, é garantir o cumprimento do Decreto nº 25.605, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), no âmbito do Estado de Rondônia.
No decreto passa a vigorar as seguintes alterações:
Foco de atuação é em estabelecimentos comerciais, com atenção especial para bares, restaurantes e similares
Segundo o decreto, a Terceira Fase permite determinadas atividades, desde que obedeça às regras sanitárias estabelecidas no artigo 11 e, por outro lado, exclui as seguintes atividades:
Sobre as penalidades, o Decreto estabelece:
A “Operação Fase 3” foi articulada em reunião de trabalho na última terça-feira (8) e contou com a presença de representantes dos poderes executivos municipal e estadual
A “Operação Fase 3” foi articulada em reunião de trabalho na última terça-feira (8), por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e contou com a presença de representantes dos poderes executivos municipal e estadual. Do Estado, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); por parte da Prefeitura de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a Vigilância Sanitária e a Secretaria Geral do Município.
A Operação segue de modo sistemático nos próximos dias, com foco de atuação em estabelecimentos comerciais, com atenção especial para bares, restaurantes e similares. Segundo o coronel Gilvander Gregório, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, a inteligência da corporação já tem mapeamento de locais, estabelecimentos e horários pelos quais a Operação vai focar o trabalho. Segundo o secretário da Sesdec, coronel Hélio Pachá, a ação articulada e alinhada com essas instituições foi exitosa e cumpriu o planejado no primeiro dia de atuação.
Fonte
Texto: Fabio Arantes Dantas
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
Cultura, Distritos, Economia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Justiça, Lazer, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade, Trânsito, Transporte, Turismo