Governo de Rondônia
Terça, 11 de maio de 2021

SEGURANÇA

Operação Final de Ano mobiliza PM

12 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 

coe-01

Todos os policiais militares do Estado vão atuar na Operação Fim de Ano

Cerca de 200 policiais das áreas operacional e administrativa da Polícia Militar de Rondônia participam diariamente da Operação Final de Ano 2014, que está em andamento em todo o Estado. A mobilização prossegue até janeiro de 2015. As ações também estão voltadas para locais onde ocorrem festas populares e presídios, por conta do risco de rebeliões e fugas.

A Operação Final de Ano leva policiamento ostensivo e preventivo aos principais setores comerciais nas cidades e em áreas residenciais. Segundo o coronel PM Fernando Luis Brum Prettz, comandante geral da corporação, é fundamental que a sociedade colabore. “Não podemos descartar a participação popular, tão importante quanto o nosso policiamento”, disse. No final deste mês, quando será iniciada a segunda fase da operação, ele fará pronunciamento informando sobre as ocorrências atendidas no período.

O policiamento é voltado para reduzir a ocorrência de crimes como furto, roubos, acidentes de trânsito, crimes ambientais, além de manter efetivo para auxiliar em eventuais casos de rebeliões e fugas nos presídios do estado.

Planejamento

A Coordenadoria de Planejamento Operacional da PM, responsável pela definição das diretrizes operacionais da operação, levou em consideração que no final de ano é maior a circulação de dinheiro e pessoas nas áreas comerciais. Estes fatores contribuem para o aumento da criminalidade, que será combatida de diversas formas.

A isto é somado o fato de que, no final do ano, com famílias inteiras viajando em férias, o risco de furtos e roubos também cresce porque parte dos imóveis fica desguarnecido.

Unidades, como o Comando de Operações Especiais – COE, realizam, entre outras atribuições, ações preventivas no formato conhecido como comando de abordagem, em que são revistadas pessoas que vão a eventos de grande aglomeração.  A Polícia Ambiental fará fiscalização na área de sua competência e também atuará na região ribeirinha.

A operação Final de Ano tem apoio das prefeituras municipais, policiais militares recém-formados, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, forças armadas, Ministério Público e Poder Judiciário, entre outros órgãos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Polícia Militar
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Serviço


Compartilhe