Governo de Rondônia
23/04/2024

Trânsito

Operação Lei Seca vai às ruas em dias de jogos da seleção

05 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 

pm-major-lisboa-01

A fiscalização do trânsito nos dias da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo terá a mesma estrutura da Operação Lei Seca. A meta é evitar que motoristas embriagados ponham em risco suas vidas e a de terceiros. O anúncio foi feito pelo major PM Cristiano Lisboa, comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito. Segundo ele, o ideal é que os torcedores, quando consumirem bebidas alcoólicas, evitem assumir a direção de veículos.

Para manter as ruas mais seguras para o trânsito de veículos e pessoas durante os jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, a companhia já tem definido um plano que vai mobilizar todo o efetivo, até mesmo com prejuízos de algumas horas da folga normal.

O major Lisboa adverte que as ‘blitz’ terão caráter repressivo, uma vez  que motoristas são conhecedores de suas responsabilidades. “Se alguém se prepara com antecedência para festejar, deve saber também que não pode dirigir sob efeito de bebida alcoólica. E, se isto ocorrer, estaremos nas ruas”, lembrou.

As operações serão iniciadas sempre duas horas após os jogos e, segundo o major PM Lisboa, terão como foco pontos onde costuma ser verificada a ocorrência de excesso de consumo de bebidas. Há pontos com estas características nas zonas Sul e Leste, mas a Avenida Pinheiro Machado, na área conhecida como Calçada da Fama o problema é mais acentuado. “É impossível realizar a Operação Lei Seca sem incluir esta via”, acrescentou.pm-major-lisboa-02

Prevenção

Para o major Lisboa, há alternativas que podem ser utilizadas sem privar o motorista da liberdade de consumir bebidas alcoólicas, como escolher um motorista para transportar um grupo na volta para casa. Em alguns lugares, os bares facultam a este motorista todo o consumo em alimentos e sucos. “Assim, ninguém pode dizer que teve prejuízo”, sugere.

Estatística

Só nos cinco primeiros meses do ano, policiais da Companhia de Trânsito prenderam 374 motoristas que foram flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. É o equivalente a 74,8 prisões por mês ou 2,4 por dia. Dados da Companhia de Trânsito revelam que este número representa 70% de todas as prisões realizadas pela polícia neste ano, incluindo a apreensão de adolescentes envolvidos em atos infracionais e recaptura de foragidos.

A ação rigorosa na Operação Lei Seca exige que o tratamento seja extremamente educado e que o procedimento seja igual para todos, diz o major Lisboa. “Nosso efetivo é treinado para isto”, acrescenta.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Polícia Militar
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Lazer, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo