Governo de Rondônia
23/04/2024

SERVIÇOS

Ordem de serviço para estudo técnico das comunidades beneficiadas com programa Água para Todos é assinada

22 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Nos próximos dias, assentamentos rurais, comunidades tradicionais quilombolas, ribeirinhas e indígenas localizadas nos municípios de Urupá, Alvorada D’Oeste, Theobroma e Guajará-Mirim e que sofrem com a falta de acesso à água receberão a visita de técnicos contratados pelo Governo do Estado para levantamento técnico social que deverá definir as localidades de instalação dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água.

A Ordem de Serviço foi assinada nesta terça-feira (19) pelo governador, Confúcio Moura, na presença do secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel; representantes da empresa, Antônio Marcos e Alam Teixeira; coordenador de Captação de Recursos da Sepog, Ibaldeci Ferreira; e assessor Raimundo Bentes.

Com valor de um pouco mais de R$ 3 milhões, os serviços consistem na primeira etapa do programa Água para Todos do Ministério da Integração Nacional. O programa foi implantado em Rondônia pela atual gestão com a finalidade de universalizar o acesso ao uso da água a partir da instalação de poços tubular profundo, construção de reservatórios e rede de distribuição nas comunidades rurais que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “A água poderá ser utilizada prioritariamente para consumo humano, contribuindo para segurança alimentar e nutricional das famílias”, explicou o secretário adjunto.

“Esse programa é uma luta nossa e representa uma reivindicação das comunidades, principalmente as da margem do rio Madeira. Na beira do rio falta água. É um paradoxo, um rio tão grande e não ter água para beber porque a água é barrenta. Em Surpresa, Nazaré e Calama falta água e tem rios e comunidades pequenas de 10 ou 30 famílias. Em assentamentos do Incra também falta água, como exemplo Martim Pescador, em Urupá, na divisa com Alvorada do Oeste, tem de tirar o gado de lá porque não tem água de jeito nenhum”, disse o governador.

Com o estudo realizado pela empresa contratada, será possível a elaboração dos projetos de engenharia para as comunidades. Após este passo, que deve durar no máximo dois meses, de acordo com o representante da empresa, Antônio Marcos, será a fase da licitação definitiva para implantação dos sistemas. No total, serão investidos R$16 milhões.

De acordo com Ibaldeci, serão beneficiadas aproximadamente três mil e quinhentas famílias com a implantação de 96 sistemas simplificados. “As atividades devem ser iniciadas pelos municípios de Theobroma, Urupá e Alvorada”, explicou o coordenador.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Convênios, Ecologia, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo