Governo de Rondônia
10/05/2024

Orientação para enfrentamento às drogas é levado às aldeias indígenas de Rondônia

04 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O uso de álcool e outras drogas é crescente nas aldeias indígenas. Diante desta realidade, a Superintendência Estadual de Promoção da Paz (Sepaz), em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena  (Sesai), desenvolve  trabalho de prevenção e orientação, junto às comunidades próximas a Cacoal.

Na Semana de Enfrentamento às drogas, Ademir da Costa, representante da extensão da Sepaz em Cacoal, ministrou palestra sobre o tema: O efeito das drogas no sistema nervoso central, na aldeia Roosevelt, no município de Espigão do Oeste, há 175 quilômetros de Cacoal.

Ademir e a psicóloga Mariana Lopes, da Sesai, também promoveram roda de terapia comunitária integrativa na aldeia, uma das ferramentas preventivas utilizadas pela Sepaz, na lida com os sofrimentos e demandas psicossociais, relacionados em especial ao uso de drogas no contexto comunitário, contribuindo no acolhimento ao sofrimento de usuário e familiares, bem como nos encaminhamentos para os serviços especializados.

A terapia comunitária possibilita às pessoas falarem espontaneamente sobre suas emoções e experiências que são compartilhadas por todos, fazendo com que os participantes se fortaleçam e não se sintam sozinhos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lúcia Reis - Assessoria Sepaz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo