Governo de Rondônia
Terça, 25 de setembro de 2018

ESTÂNCIA TURÍSTICA

Ouro Preto aprova Planejamento Estratégico e lança desafio de ser referência em Turismo Sustentável na Região Norte

15 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

 Com o auditório da Câmara de Vereadores de Ouro Preto do Oeste lotado, segmentos representativos da sociedade ouro-pretense validaram nesta terça-feira (13) o Planejamento Estratégico de Turismo da Estância Turística Ouro Preto do Oeste (Pete-OPO)  2018-2022. O documento é resultante das oficinas de planejamento realizadas pelo Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia – Conetur–  em novembro de 2017, tendo à frente a Fecomércio-RO e a Superintendência Estadual de Turismo (Setur).

O superintendente estadual de Turismo (Setur), Julio Olivar, explicou que o Pete tem como foco principal o comprometimento de todos os envolvidos no processo de melhoria dos serviços prestados, através da implementação de iniciativas voltadas a fortalecer a atividade turística na estância e promover a integração.

“Os rumos do turismo em Ouro Preto estão traçados. Agora, é só a Municipalidade encampar e agir, pois tem um poderoso diagnostico nas mãos” disse Olivar ao ressaltar a necessidade do envolvimento de todos na execução do planejamento.

“O planejamento é um norte que contém o posicionamento do município em relação ao turismo.   Ouro Preto decidiu que quer ser uma referência em Turismo Sustentável na Região Norte, tendo como carros-chefe o Turismo Rural e o Turismo de Aventura. É aonde a cidade quer chegar. Agora é reunir esforços e fazer acontecer “,  enfatizou Cláudia Moura, coordenadora técnica do Conetur e a responsável  pela condução das oficinas e elaboração do documento de Planejamento Estratégico da Estância Turística.

Cláudia Moura ressaltou que o Pete-OPO, embora concebido para durar quatro anos e ser um documento formal,  deverá ser atualizado periodicamente a cada ano.” É um documento dinâmico que deve ser bem gerenciado, monitorado e atualizado periodicamente. Ouro Preto sai na frente”, enfatizou.

A Estância Ouro Preto do Oeste possui alguns destinos turísticos com uma imagem bem consolidada junto ao público local e estadual. O Vale das Cachoeiras, o Morro Chico Mendes, o Graúna Resort, o Ouro Park e a Fazendinha Agroecológica estão entre os mais conhecidos e visitados. No mês de outubro a festa da Padroeira tem atraído muitos romeiros e a matriz da igreja Católica em 2017 foi elevada à condição de santuário.

Atualmente é uma das principais cidades do Estado no que diz respeito à recepção de turistas domésticos. A principal característica da atividade na Estância está ligada aos atrativos naturais da região e o modelo de desenvolvimento estreitamente ligado à atividade agropecuária.

No evento estiveram presentes acadêmicos dos cursos de Administração e Engenharia Ambiental, professores universitários, estudantes do Ensino Médio, representantes do Poder Público (vereadores, Secretaria Executiva Regional do Governo do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Nova União,),  da Sociedade Civil organizada (OAB, Associação Comercial, Conselho Municipal de Segurança), empresários, agricultores familiares e funcionários públicos.


Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Brasil, Capacitação, Comunicação Interna, Convênios, Cultura, Cursos, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Indústria, Informativo, Infraestrutura, Interno, Justiça, Lazer, Legislação, Lei da Informação, Meio Ambiente, Municípios, Obras, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Terceiro Setor, Turismo


Compartilhe