Governo de Rondônia
28/03/2024

REUNIÃO

Ouvidor geral e diretores da Idaron discutem melhorias para ampliar as ações da agência no estado

27 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Na quarta-feira (19) o ouvidor geral do Estado, Vicente Rodrigues de Moura, participou de uma reunião de trabalho, juntamente com os diretores da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron.  O ouvidor  iniciou a reunião  apresentando as preocupações do governador acerca dos andamentos dos trabalhos da Agência. Expôs inicialmente como em tempos antigos era difícil operacionalizar a fiscalização e garantir a produção de carne e que atualmente, diferentemente, hoje a Agência Idaron é reconhecida nacionalmente e não pode recuar e ser menos que isso e que todo o grupo de servidores pode ir além considerando que estamos num mundo em que o conhecimento precisa ser dividido para ser multiplicado.

O serviço de inspeção, durante a discussão, foi tema de pauta,  pois o Estado de Rondônia é uma potência e pode e deve contar com um esforço ainda maior do sistema de inspeção estadual para que as agroindústrias sejam regularizadas. Que os servidores da Agência Idaron em cada núcleo do estado de Rondônia podem atuar também como inspetores da produção de carne e seus congêneres. “Nenhum servidor ou departamento pode se achar dono da Agência ou que só dele dependa o andamento dos procedimentos desta, ninguém pode ser considerado o ‘caixa-preta'” (Fazendo alusão a caixa de informações que consta na aeronaves que não é usada para dividir informações mas só em último caso são lembradas).

Também foi discutido as parcerias que a Agência Idaron pode obter com a iniciativa privada a exemplo do  Fundo de Desenvolvimento Agropecuário de Rondônia – Fundagro, que é um fundo ligado à  agropecuária do estado de Rondônia, órgão de atuação reconhecida.

Com relação aos pequenos frigoríficos, a diretoria da Idaron se comprometeu a envidar todos os esforços para implantar o sistema de inspeção de produtos de origem animal no Estado, por completo, bem como já trabalha a terceirização no credenciamento de pastas das ações da Idfaron de forma regionalizada.

Participaram da reunião o Presidente da Idaron, Anselmo de Jesus; o Diretor Executivo, Avenilson Trindade; a  Diretora Técnica, Caroline Cadamuro; a coordenadora de programa de agrotóxico, Eutália da Cunha Alves; o Gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos; o Diretor Administrativo Financeiro, Fabiano Cangussu; o Procurador-Coordenador da Procuradoria Jurídica da Idaron, Rodrigo Nicoletti; o Procurador de Licitações e Contratos, André Uchoa e os membros da Fudagro, Adélio Barofaldi e Hélio Dias.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo