20/04/2024

EVENTO

Ouvidoria Geral do Estado e ouvidorias parceiras estarão presentes na Ação Global neste sábado

25 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Visando acertar os últimos detalhes da participação das ouvidorias parceiras na 25ª edição da Ação Global, foi realizada na manhã desta terça-feira (22), em Porto Velho, uma reunião de trabalho com o intuito de prestar orientações sobre serviços públicos no evento. O encontro aconteceu na Sala de reunião da Superintendência da Controladoria-Geral da União (CGU), Regional Rondônia e contou com a participação de representantes da CGU, ouvidorias do Tribunal de Contas, Tribunal Regional Eleitoral, ouvidoria geral do Estado de Rondônia e ouvidoria geral da Capital.

A Ação Global é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Rede Globo. Educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental são foco da atual edição. Ao longo de 25 anos, cerca de 46 milhões de pessoas já conseguiram acesso a serviços básicos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de saúde, como emissão de documentos, assistência jurídica e realização de exames médicos.

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) – por meio da Ouvidoria-Geral da União – participa do evento neste sábado (26), juntamente com as ouvidorias parceiras. Em cada um dos municípios selecionados e no Distrito Federal, será montado o Estande das Ouvidorias Públicas, um local onde os cidadãos poderão receber orientações e registrar denúncias, reclamações, solicitações e sugestões para simplificação sobre serviços públicos em geral, sejam eles federais, estaduais ou municipais. A iniciativa pretende ainda estimular a participação e o controle social na melhoria da gestão, além de ampliar o conhecimento da população sobre os direitos dos usuários de serviços públicos

No ano passado, as as ouvidorias públicas prestaram um total de 11,6 mil atendimentos a cidadãos em todo o Brasil, durante a primeira atuação na Ação Global. O balanço se refere ao número geral de orientações fornecidas, recolhimento de manifestações (denúncias, reclamações e solicitações sobre serviços públicos) e pedidos de acesso à informação, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal. A Ação Global contou com estandes da Ouvidoria em 27 cidades selecionadas e no Distrito Federal.

Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso