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14/05/2024

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Ouvidoria Geral do Estado registrou 1638 manifestações em 2017

29 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia (OGE) registrou um aumento de 949 manifestações em 2017, no período de 1º janeiro a 31 de dezembro, em relação a 2016, que registrou 689 demandas. Até o dia 31 de dezembro de 2017, a OGE recebeu 1638 manifestações referentes aos serviços públicos estaduais.

Desse total, 100% já foram encerradas, sendo que 90,98% foram respondidas no mesmo dia e 10,2% encerradas dentro do prazo legal. Dos registros, 35,95% foram classificados como reclamação, 24,29% representa denuncia, seguido por solicitação (17,52%), pedidos de informação (14,77%), elogio (3,84%) e sugestão (3,60%).

O aumento das participações é o resultado de um conjunto de ações, tais como a implantação de sistema de fácil acesso de manifestação disponibilizado no Portal do Governo do Estado; instalação de urnas para recebimento de demandas nas repartições públicas, além de visitas da equipe da ouvidoria em unidades de saúde e escolas, promovendo diálogo, e ações positivas com mediação entre as partes envolvidas,  fortalecendo a participação social na gestão pública.

“O Governador Confúcio Moura preza pela transparência pública e a participação da população nos setores públicos. Através desta visão, a ouvidoria vem evoluindo no sentido de modernizar os atendimentos e divulgar o seu papel dentro das comunidades”, ressalta o ouvidor geral do Estado, Vicente Rodrigues de Moura, ao falar sobre o aumento das manifestações em 2017.

Muitas das manifestações de 2017, estão relacionadas aos órgãos da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Secretaria do Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que foram mais demandadas do ano.

O sistema para recebimento de demandas disponibilizado no Portal do Governo do Estado, foi o principal meio de contato utilizado pelos cidadãos para dialogar com a Ouvidoria Geral, com (64,40%). Na seqüência aparecem a forma presencial com (29,7%), o telefone  0800-647-7071  com (4,1) e através do e-mail: ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br ( 1,8%).


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Fonte
Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso
Secom - Governo de Rondônia

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