Governo de Rondônia
Segunda, 06 de abril de 2020

Papel da Ouvidoria

Governo do Estado de Rondônia

Não se pode confundir o papel da Ouvidoria

As ouvidorias não podem ser confundidas com Serviço de Atendimento ao Cidadão (SIC), nem com os órgãos que fiscalizam e controlam os serviços prestados pela administração pública direta e indireta.

As ouvidorias devem ser procuradas depois de esgotadas as possibilidades de atendimento ou solução pelas áreas competentes.

A ouvidoria permite a correção e o aprimoramento dos serviços públicos prestados à sociedade. Além disso, contribui para o aprimoramento, pois sua ação fortalece a formação de uma consciência cidadã voltada para questões de interesse público e de caráter universal.

Em que a Ouvidoria difere do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)?

Ouvidoria:

  • Lida com a execução
  • Atua estrategicamente
  • Atende em última instância
  • Atendimento personalizado
  • Atua na mediação de conflitos

Serviço de Informação ao Cidadão – SIC:

  • Lida com a rotina
  • Atua operacionalmente
  • Atende situações rotineiras
  • Atendimento personalizado
  • Atua diretamente na Transparência Estadual

Elogio, Sugestão, Crítica, Reclamação ou Denúncia Solicitações de Acesso a Informações Públicas.

A Ouvidoria Geral do estado estrutura o seu processo de trabalho sob dez pilares de sustentação: a ética, o sigilo, a legalidade, a transparência, a disponibilidade, a impessoalidade, a imparcialidade, a eficiência, a autonomia e o monitoramento da resposta, onde ouvir é um ato de respeito e de importância ao outro.


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