Governo de Rondônia
24/04/2024

CONSUMIDOR

Ovos de chocolate vendidos em Porto Velho são fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas

25 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ovos de chocolate são pesados pelo Ipem

Ovos de chocolate são pesados pelo Ipem

Com a finalidade de conferir a correta quantidade ou qualidade do produto adquirido pelo consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) está realizando análise dos ovos de chocolate vendidos no comércio de Porto Velho. As análises das amostras são feitas no laboratório do instituto, que é conveniado ao Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Além dos ovos de chocolate, produto altamente consumido nesta época devido à proximidade da páscoa, o instituto também realiza aferição em produtos da cesta básica, balanças, bombas de combustível, extintor de incêndio, produtos importados, material escolar, lâmpadas, conectores e todo produto que possa causar acidentes de consumo, além dos produtos da linha branca (fogões, geladeiras, etc).

Segundo o presidente do Ipem, Osny Ortiz, todas as ações do órgão são executadas de acordo com o planejamento realizado em conjunto com o Inmetro. As equipes técnicas, disse, “desenvolvem as atividades em todo o estado com análises técnicas na área de qualidade, pré-medidos e de metrologia”.

Em relação específica aos ovos de chocolate, as equipes técnicas do Ipem realizaram a coleta de amostras nos mercados e pontos de venda da capital. A quantidade, segundo Ortiz, é de acordo com a nota fiscal da empresa. “De 50 a 150 unidades adquiridas, são recolhidas 20 amostras e de 150 a 4 mil são recolhidas 32”.

As amostras são recolhidas, registradas e encaminhadas ao laboratório do Ipem, que pesa o produto com embalagem, depois somente o produto e somente a embalagem limpa, para que o peso confira com o anunciado. A variação pode ocorrer de acordo com fatores ambientais, por exemplo, a umidade ambiente.

Por esse motivo, a legislação prevê que um ovo de chocolate entre 500 gramas a um quilo pode ter tolerância de variação de até 15 gramas em seu peso. Hoje, segundo o presidente, ao pesar os produtos o sistema já registra os números e calcula se está dentro das normas.

Laboratorista do Ipem inspeciona amostras de ovos de páscoa

Laboratorista do Ipem inspeciona amostras de ovos de páscoa

Após as análises estes produtos recolhidos como amostra são doados a entidades filantrópicas previamente cadastradas no órgão.

O Ipem não realiza todo o trabalho sozinho. Muitas empresas de manutenção são credenciadas como assistência técnica para conserto de balanças e esfignômetro (aparelho de medir a pressão arterial, por exemplo). “Mas todos têm de ser previamente autorizados pelo Ipem, de acordo com as normas instituídas pelo Inmetro”, afirma Ortiz.

A partir de maio, o Ipem vai adquirir um equipamento que possibilitará realizar a aferição dos medidores de energia elétrica (mecânicos e digitais) em Rondônia, sem necessidade de envio para fora do estado como tem ocorrido até o momento. Conforme Osny Ortiz, o investimento é de R$ 850 mil na aquisição do aparelho.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo