24/04/2024

SERVIÇO PÚBLICO

Pacientes e servidores destacam melhorias na saúde com o Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal

10 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A inauguração oficial do Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro) em Cacoal será na sexta-feira (11), mas a unidade hospitalar de pronto-socorro já está funcionando. Acompanhantes de pacientes e servidores declararam estar satisfeitos com o empreendimento do governo estadual no interior.

Acom

José do Carmo acompanha o paciente Joarez da Silva

As irmãs Albertina Hamer e Rosa Moreira moram em Cacoal e alternam no acompanhamento da mãe internada no Heuro, a aposentada Laura Hamer, 86, que trata de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Não existe hospital melhor. No particular a gente paga até o lanche. Aqui é tudo de graça, e muito bom. Os médicos e enfermeiros tratam a gente como ser humanos, com muito carinho e respeito”, atestam as irmãs.

José do Carmo, morador da Linha 9, acompanha o vizinho, Joarez Rosa da Silva, 82, que tem Parkinson. “Este Heuro não dá nem para comparar com a antiga Unidade Mista de Cacoal. Foi muito bom o governo tomar conta, porque melhorou tudo, e quem ganha com isso é toda a sociedade”, disse José do Carmo, explicando que sempre acompanha o vizinho ao médico porque ele não tem filhos e a esposa também é idosa.

O Heuro Cacoal entrou em operacionalidade em maio deste ano em substituição à antiga Unidade Mista de Cacoal, que era gerida pela prefeitura. “Quando assumimos, eram 45 leitos, hoje dispomos de 110. Todos novos e modernos”, informou o coordenador de Enfermagem, Alex Sabai da Silva, 33, que também trabalhou na antiga Unidade Mista.

“Aqui supre tudo, se compararmos o antes e o depois entre as duas unidades hospitalares, como insalubridade, condições dos leitos, estrutura física. O Heuro veio para fazer a diferença em saúde pública”, avalia Alex Sabai.

A técnica de enfermagem Nilza da Assunção Bastos trabalha no complexo de saúde de Cacoal (Hospital Regional e Heuro). “Apesar do aumento do serviço estou feliz por estar trabalhando aqui. Afinal, somos servidores. E servidor é para servir”, disse ela, confiante de que a gestão do Governo do Estado está melhorando a saúde pública em Rondônia.

Saiba mais:

Hospital de Emergência e Urgência de Cacoal vai desafogar Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio