Governo de Rondônia
Terça, 03 de agosto de 2021

Pacientes renais recebem Centro de Diálise de Ariquemes

30 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Leane Wingert, presidente da Aspidervida

Leane Wingert, presidente da Aspidervida

“Um novo reforço para se manter lutando pela vida”. Assim define a presidente da Associação dos Amigos e Portadores de Insuficiência Renal de Ariquemes (Aspidervida), Leane Wingert, a entrega feita pelo governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), do Centro de Diálise de Ariquemes, sábado, 28.
Há mais de 20 anos lutando contra um problema renal crônico, Leane Wingert vê na iniciativa do governo uma nova de esperança para o controle da doença. De acordo com ela, além de todo o conforto de fazer o tratamento em casa, perto da família, todos os pacientes – num total de 50 pessoas – não precisam mais se deslocar até Porto Velho para fazer a diálise. “Muitos chegavam a viajar três vezes por semana para a Capital. Isso desgastava muito os doentes, já debilitados pelo avanço da doença”, afirma.

Governador Confúcio Moura: dívida resgatada

Governador Confúcio Moura: dívida resgatada

Leane Wingert afirma que com a entrega do Centro de Diálise, o governo de Rondônia está não apenas oferecendo melhores condições para o tratamento, mas devolvendo a dignidade de todas as pessoas que estão há anos lutando contra uma doença grave, degenerativa e que traz um drama para todos da família.
O moderno Centro de Diálise de Ariquemes foi entregue pelo governador Confúcio Moura durante solenidade, sábado. Várias autoridades prestigiaram o cumprimento de mais um compromisso feito por Confúcio.
O governador classificou como resgate de uma dívida social que o Estado tinha com essas pessoas, que a partir de agora, não precisarão enfrentar uma “maratona” para ter atendimento de qualidade, humanizado e com alto padrão tecnológico.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam um investimento de mais de R$ 5 milhões para a construção e equipagem do centro. No total, 22 máquinas modernas, com sistema de triplo filtragem de água estão instaladas. Elas têm a capacidade de atender até 120 pacientes por semana. Um marco inimaginável em se tratando de serviço de saúde oferecido através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confúcio visita as moderna instalações

Governador visita as modernas instalações

De acordo com o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, apesar de ter sido inaugurado sábado, os pacientes começam a ser atendidos, em cerca de 15 dias, tempo necessário para que a equipe médica faça os últimos testes e inicie o atendimento.
Durante seu discurso, Pimentel se emocionou ao falar sobre todas as dificuldades enfrentadas por técnicos da Sesau para que o moderno centro – que já é referência em diálise no interior de Rondônia – fosse entregue à população.
De acordo com Williames Pimentel, a dilatação no prazo para a conclusão da obra do Centro de Diálise se deu devido à complexidade da unidade, e que foi necessário instalação de equipamentos modernos, e isso demandou mais tempo do que o previsto. “Não podíamos entregar a obra sem estar tudo perfeito, nos mínimos detalhes. Para ele, com este centro em Ariquemes, os doentes renais da cidade e região terão maior comodidade”, explicou o secretário.

Raimundo Diniz: uma bênção para todos pacientes

Raimundo Diniz: uma bênção para todos pacientes

Usuários aprovam

O aposentado Raimundo Diniz, 63, que há três anos faz diálise, afirma que a viagem para Porto Velho era longa – devido à fragilidade física dos pacientes -, e muito cansativa. “Agora, com este centro nossos problemas serão diminuídos”.
O mesmo pensamento tem a aposentada Vilma da Silva Alves, de 65 anos. De acordo com a idosa, seus rins pararam de funcionar há quase dois anos, e desde então depende da hemodiálise, e para realizar o tratamento viajava três vezes por semana para Porto Velho. Com o centro, o tratamento vai ficar mais fácil, afirma.

Reconhecimento
Para o deputado estadual Adelino Follador, é impossível não reconhecer o avanço que o setor de Saúde de Rondônia vem registrando nesse governo.Para ele, o compromisso do governo com a população é comprovado com entrega de mais uma unidade de saúde vital para a melhoria da qualidade de vida de pacientes renais crônicos.

Marinha Raupp: Confúcio já entrou para história

Marinha Raupp: Confúcio já entrou para história

O senador Acir Gurgacz avalia como um amplo programa de humanização do atendimento no sistema de saúde de Rondônia, a entrega do moderno Centro de Diálise de Ariquemes. Acir lembrou que o governo vem investindo pesado na melhoria de um setor problemático que há quase 30 anos – época da criação do Estado – não recebia um investimento desta natureza.
Para a deputada federal Marinha Raupp, esse governo já entrou para a história de Rondônia como o governador que mais investe na Saúde. Para ela, os avanços são frutos de um programa moderno implantado pelo atual governo que já começa dar excelentes frutos. Ela destacou, também, o empenho do secretário Williames Pimentel, bem como de toda a equipe técnica da Sesau.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe