Agronegócio

Padovani destaca recursos especiais ao produtor durante a Rondônia Rural Show

22 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_3936A abertura de linhas de crédito para os produtores rurais com taxas reduzidas e condições bastante especiais de pagamento foi destacada pelo secretário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani.

Em seu discurso de abertura da terceira edição da Rondônia Rural Show, que acontece em Ji-Paraná, de 21 a 24 de maio, Padovani lembrou que o governo está destinando recursos especiais para os agricultores e pecuaristas.

“Quando tomamos o café da manhã ou almoçamos, poucas vezes nos lembramos daqueles que se dedicam no dia a dia para produzir os alimentos que consumimos”, disse o secretário. “Nesse sentido, o Governo do Estado vem investindo em várias frentes para apoiar o produtor rural”, destacou.

Durante o primeiro dia da feira, o secretário participou da entrega de 29 tratores, além de outros maquinários e equipamentos, no valor de R$ 6 milhões, por meio de emenda parlamentar do deputado Nilton Capixaba, com contrapartida do Governo do Estado.

“Essas máquinas, que estão sendo entregues para as associações e cooperativas de agricultores, são importantes para apoiar a produção rural, pois é através da mecanização no campo e no uso de novas tecnologias que estamos conseguindo dar um salto de produtividade na agricultura de Rondônia”, afirmou Padovani.

IMG_4264Banco da Amazônia

Durante o primeiro dia da Rural Show, o secretário também participou de solenidade de assinatura de contratos de produtores no Banco da Amazônia.

Os contratos voltados para a agricultura familiar são os que mais chamam a atenção. Um deles, no valor de R$ 2,5 mil, tem prazo para pagamento de dois anos. O valor, pago de uma vez só, no final do contrato, é de R$ 1,9 mil. Ou seja, 600 reais a menos do que foi emprestado.

“O valor pago no final é menor do que o valor emprestado, pois são subsidiados ao produtor, são valores realmente para apoiar o agricultor familiar, através de linhas de crédito especiais do governo federal”, lembra Padovani.

Organização

IMG_4291 A Rondônia Rural Show é organizada pela Seagri, em parceria com a Emater, Sedam, Idaron, Embrapa, Ceplac, Prefeitura de Ji-Paraná, Associação Rural de Rondônia (ARR) e a iniciativa privada.

Também são apoiadores diversas instituições – Sebrae, Simpi, Simpec, Facer, Fecomércio, Faperon, Sistema Fiero, Prefeituras e associações comerciais, Cresol, Fetagro, Sistema OCB e instituições financeiras – Basa, CEF, BB, Sicoob e Banco do Povo. Conta ainda com o apoio do governo federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A entrada no parque de exposições de Ji-Paraná é gratuita. A feira vai até o próximo sábado (24). Informações no site www.rondoniaruralshow.ro.gov.br

Texto: Sandro André
Fotos: Marcos Freire