Governo de Rondônia
26/04/2024

Pais têm acesso a notas e frequência de filhos no site da Seduc

25 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Portal foi criado pela equipe de TI da Seduc

Portal foi criado pela equipe de TI da Seduc

O Portal do Aluno, criado pela equipe técnica da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é um novo meio de os responsáveis acompanhar informações escolares de seus filhos. Mais de 200 mil pais devem ser cadastrados no novo sistema neste semestre.

O sistema foi desenvolvido no início de 2013 e esteve em testes com diversas escolas do Estado para efetivar a implantação. Neste ano, as instituições de ensino já podem disponibilizar virtualmente os boletins de notas e a frequência dos alunos para serem consultados através do portal pelos responsáveis.

Para visualizar as informações, os pais precisam ter o CPF cadastrado no sistema no momento da matrícula ou rematrícula do aluno. Após o cadastro, o responsável terá um código de acesso à ferramenta. “É um meio prático dos pais saberem como andam as notas dos filhos e se faltaram ou não à aula”, diz Paulo Eduardo, um dos coordenadores do sistema.

Paulo explica que o sistema é evolutivo, o que poderá agregar, no futuro, novas ferramentas. Uma delas é o envio de e-mails avisando aos pais quando o aluno faltar à aula. “Na hora em que o professor fizer o lançamento de frequência e um aluno tiver faltado, se o pai quiser, será avisado automaticamente sobre a falta”, comenta. A ferramenta está em fase de testes e deverá ser incluída no Portal do Aluno até abril deste ano.

Diário eletrônico

Para o Portal do Aluno ser possível, as equipes administrativas e pedagógicas das escolas estaduais utilizam o Diário Eletrônico para incluir as informações escolares. O sistema foi desenvolvido para ajudar e virtualizar os registros da escola – como dados dos servidores, ficha dos alunos, informações sobre matrículas, entre outros -, consolidando em um único sistema.

“As escolas podem ter o seu banco de dados neste sistema. A chamada escolar deste ano foi realizada nesta ferramenta. O diário eletrônico também um sistema evolutivo e queremos melhorar”, afirma Paulo. A próxima etapa para a equipe técnica da GTI é interligar todos os Conselhos Tutelares no sistema do Diário Eletrônico.

Texto: Halex Frederic

Fotos: Quintela


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo