Governo de Rondônia
26/04/2024

PALESTRA

Palestra discute sobre a problemática dos índios cinta larga em Rondônia

30 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho

Palácio da Memória Rondoniense, em Porto Velho

Nesta quinta-feira (01), às 9h, acontece a palestra sobre a situação dos índios cinta-larga em Rondônia, com o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Reginaldo Trindade. O evento acontece no Palácio da Memória Rondoniense e faz parte das atividades relativas ao Primavera de Museus, organizado em Rondônia pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e é aberto ao público.

O procurador do MPF fala que durante a conversa será contextualizada a problemática cinta-larga. “Quem são os índios Cintas-larga, onde eles vivem, a língua que eles falam e, principalmente, o drama deles em decorrência da exploração de recursos naturais das terras deles e a forma como o Governo Federal vem agindo em função disso”, explica Trindade.

O procurador também conta que a exposição tem o objetivo de levar conhecimento sobre esta situação à população e, eventualmente, sensibilizar representantes da sociedade para ajudar o MPF. “Existe um povo na Amazônia que está a beira da extinção. Discutir sobre isso é da maior importância e relevância para sociedade de Rondônia, onde este povo está localizado”, diz.

Para o superintendente da Sejucel, Rodnei Paes, debater sobre a questão indígena dentro dos aspectos culturais é importante para a produção de políticas públicas voltadas para estas etnias. “Em Rondônia há cerca de 60 grupos indígenas, com culturas diferentes, e pouco se conhece sobre eles”, conclui.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo