Governo de Rondônia
20/04/2024

GAMES

Palestra do segundo dia da Infoparty motiva para que jogadores se especializem

20 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Marcos Cabrera explica gamificação na educação

O professor de sistema de processamentos de dados Marcos Cabrera começou sua palestra explicando o que é jogo, o que motiva uma pessoa jogar; depois ele tratou do que motiva os gamers e os faz ficar “viciados” em jogo e não em trabalho, e ainda a gamificação na educação, utilizando recursos de games em outros contextos.

Os tópicos que ele apresentou durante a sua palestra foram: o jogo como atividade recreativa; as regras que estabelece quem vence e quem perde; a competição física ou mental; e o conjunto de procedimentos e estratégias para atingir determinado fim e os fatores motivacionais dos jogos, como a fantasia, exploração, quebrar as regras sociais, exercitar-se e demonstrar-se.

Segundo ele, é fácil a aplicação dos tópicos apresentados em relação ao jogo. As pessoas precisam saber que tudo que se vai fazer precisa ser um pouco mais lúdico, aceitar de forma mais fácil algumas tarefas, evoluir para estudar, trabalhar, ir para academia e fazer amigos.

Para as pessoas que costumam ficar muito tempo na internet jogando, o professor de sistemas Cabrera alerta que talvez seja para suprir uma necessidade pessoal, uma fuga e como orientação ele sugeriu que elas dessem uma oportunidade para outras pessoas, conversando com quem faz as mesas coisas. “Fazendo isso,  pessoa percebe no outro o problema que ele tem e com essa identificação e não gostando do que está vendo elas consigam trabalhar isso melhor e dar também uma opção social, familiar”.

Ele explicou que se uma pessoa não tem as opções de amigos e família, elas entram mais rápido no mundo de fantasia dos jogos, que é o ambiente virtual. “Todos nós precisamos nos movimentar, fazer exercícios, ter opções reais de amigos”.

Veja galeria de fotos do evento

Andrea Iori luta por inovações digitais “mais humanizadas”

A incrível palestra muda de Dado Schneider

Astrofísica brasileira compartilha experiência de 30 anos em astronomia

Mais de 5,3 mil se inscrevem para a 2ª Infoparty

Governador diz que é importante a Inforparty no setor privado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Empresas, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo