Governo de Rondônia
24/04/2024

COVID-19

Técnica e dedicação dos profissionais de saúde em Rondônia são ferramentas no combate à pandemia

16 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

UTI Neonatal do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro recebe cuidados especiais; famílias recebem regularmente boletins de saúde

Hospitais públicos de Porto Velho vivem um momento especial que une a boa técnica, disponibilidade de recursos humanos, e total dedicação a pacientes suspeitos da Covid-19.

Suas coordenações têm recebido apoio direto do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Nota técnica da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde orienta medidas de prevenção durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (2019-nCoV).

Essas medidas são baseadas nas informações atualmente disponíveis e podem ser refinadas e atualizadas à medida que outras forem surgindo. Trata-se de um microrganismo novo no mundo, com poucas evidências sobre ele.

A atenção no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, o maior da Amazônia, está redobrada no atual período e até o momento não houve necessidade de se interromper serviços tradicionalmente prestados, entre os quais, o neo-natal para mães ali internadas.

“O HB segue na condição de porta de entrada para as gestantes de Rondônia”, disse na quarta-feira (15) a diretora Raquel Gil. Segundo ela, as enfermarias, a UTI, o Centro-Cirúrgico e outras dependências estão equipadas com aparelhos respiradores, aventais, máscaras, protetor facial, entre outros.

 

“Organizamos horários de visita dos pais, o Projeto Mãe Canguru agora tem novos cuidados, distribuímos máscaras, toquinhas e orientamos sempre na higiene das mãos”, ela anunciou.

 

A diretora confirmou para esta quinta-feira (16) o funcionamento de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em geral, mesmo antes de atender um grande número de pessoas com o novo coronavírus, a direção ordenou a emissão de boletins médicos para as famílias de pacientes. Renais crônicos são atendidos normalmente, com as devidas precauções.

Higienização no Cosme e Damião é constante

COSME E DAMIÃO

No Hospital Infantil Cosme e Damião, a prontidão une equipe médica, farmácia e outros setores. O hospital montou tendas na área externa da unidade para fazer a triagem de crianças. Desde segunda-feira, elas passam por ali, e caso tenha sintomas respiratórios, são atendidas na segunda entrada. Após a avaliação, e, desde que apresentem outros sintomas referentes à Covid-19, serão levadas para a ala montada para receber esses pacientes suspeitos ou confirmados, e lá ficarão em observação até a confirmação ou não da doença.

RECOMENDAÇÕES DE CONTROLE

Ainda não existe vacina para prevenir a infecção por 2019-nCoV, reitera a nota técnica da Agevisa. “A melhor maneira de prevenir esta infecção é adotar ações de prevenção para impedir a propagação desse vírus”, assinala.

Como medidas de prevenção e controle, a Agência assinala que o serviço de saúde “deve garantir que as políticas e práticas internas minimizem a exposição a patógenos respiratórios, incluindo o novo coronavírus (2019-nCoV)”.

Desta maneira, as medidas devem ser implementadas antes da chegada do paciente ao serviço de saúde, na chegada, triagem e espera do atendimento e durante toda a assistência prestada.

No que diz respeito a casos suspeitos ou confirmados e acompanhantes:

►  Usar máscara cirúrgica;
►  Usar lenços de papel (tosse, espirros, secreção nasal);
► Higienizar frequentemente as mãos com com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica;

Aos profissionais de saúde:

► Higienização frequente das mãos com água e sabonete líquido, ou preparação alcoólica;
► Usar óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental impermeável, e luvas de procedimento.

Nota técnica de prevenções editada pela Agevisa está neste endereço.

Leia Mais:

Hospital Cosme e Damião muda fluxo de atendimento
Segunda fase da vacinação contra gripe Influenza começa nesta quinta-feira
Edição 30 do Boletim sobre o Coronavírus


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo