24/04/2024

REABILITAÇÃO

Para governador, novo centro resgata dívida com pacientes

12 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Governador visita Centro de Reabilitação de Rondônia

A segunda etapa do Centro de Reabilitação do Estado de Rondônia (Cero) deve ser entregue dentro de 90 dias. A confirmação foi nesta quarta-feira (12), pelo governador Confúcio Moura durante visita à moderna unidade de saúde, na zona Leste de Porto Velho. A nova etapa prevê o investimento de mais de R$ 1,2 milhão em equipamentos.

Confúcio classificou como “um resgate importante de uma dívida que o Estado tinha com a população”, a inauguração do Cero. Esta foi a primeira visita de Confúcio ao Cero, já que o centro foi inaugurado durante a campanha eleitoral e a legislação não permite a participação em entrega de obras.

Por mais de uma hora o governador vistoriou as instalações, conversou com pacientes, servidores e diretores. Iracema José de Carvalho, 73 anos, disse que o novo hospital vai facilitar muito a vida das pessoas que precisam fazer reabilitação. Ela elogiou a iniciativa do governo em oferecer transporte gratuito para os pacientes.

Dona Iracema Carvalho,73, elogia o Cero

Em conversa com o Confúcio Moura, a dona de casa Dejanane Rodrigues disse estar satisfeita com a qualidade dos serviços oferecidos. Além das modernas instalações, ela destacou a facilidade de fazer todos os tratamentos no mesmo local. Ela acompanha a filha de sete anos em reabilitação há quase cinco ano. “Agora estamos no céu”, disse.

A pequena Ana Júlia, de nove anos, ficou feliz ao ver o governador. Sorridente, disse: “olha o Confúcio”, e fez questão de conversar com ele. Ela interrompeu uma sessão de fisioterapia para dizer que gostou muito no novo centro, mas para ela, o mais legal era a “tia” que ajuda em sua recuperação.

Para Amparo Araújo dos Santos, tudo está maravilhoso. Ela também conversou com o governador. Falou sobre a importância do novo hospital e agradeceu o compromisso que a atual administração tem com a melhoria o setor de Saúde. Amparo fez apenas um pedido: que o centro abra mais cedo, algo em torno de 7h. A sugestão foi passada pelo governador ao diretor-geral do Cero, Yargo Alexandre.

Dejanane, mãe de uma criança especial, agradece Confúcio

46 mil atendimentos
Dentro do programa traçado pela direção do Centro de Reabilitação do Estado de Rondônia (Cero), somente o setor de ortopedia deve atingir – assim que todas as fases do projeto estejam funcionando -, mais de 46 mil atendimentos por ano.

Segundo o diretor-geral do Cero, Yargo Alexandre, este número hoje gira em torno de seis mil atendimentos. Ele lembra que a meta inicial do centro é nove mil atendimentos por mês, para todas as especialidades.

Yargo afirma que o objetivo é organizar a assistência à Saúde da pessoa com deficiência auditiva, física, intelectual e visual, buscando a sua atenção e reabilitação clínico-funcional e psicossocial de maneira integral, contribuindo, para a melhoria de suas condições, sua integração social, ampliação das suas potencialidades laborais, e independência nas atividades da vida diária.

Sorridente, Ana Júlia se surpreender ao ver o governador

Segundo ele, este modelo assistencial visa assegurar a prestação de serviços em caráter contínuo e eficiente, objetivando o aumento da capacidade de atendimento e a redução da espera do usuário, otimizando fluxo e atendendo as necessidades da população rondoniense no que tange a reabilitação.

Investimento de R$ 6 milhões
O secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, que acompanhou o governador durante a visita, reafirmou que a obra foi feita e equipada com recursos do Estado, num total R$ 6 milhões. Ele reafirmou o investimento de R$ 1,2 milhão em equipamentos para a segunda etapa do Cero.

Dona Amparo diz que Cero é uma maravilha

Texto: Zacarias Pena Verde