16/04/2024

Paratletas de Rondônia participam da regional do Circuito Loterias Caixa

05 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O esporte em Rondônia tem ganhado força nos últimos anos com o empenho de atletas que se destacam, inclusive nacionalmente, ao participar de grandes competições trazendo ótimo resultados para o Estado. O Governo da Cooperação continua fazendo a sua parte, apoiando estes talentos.

Paratletas-recebem-passagens-para-participar-de-competição-regional_1024x683

Na última terça-feira (4), a superintendente dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Eluane Martins, junto com o gerente de esportes da Secel, José Carlos Barbosa, recebeu em seu gabinete o presidente da Federação Paralímpica de Rondônia, Silvio Corsino e os paratletas da Seleção Rondoniense de Paratletismo­­­.

A equipe conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secel, através dos recursos da Lei Pelé, para participar da etapa centro/leste do Circuito Brasil Caixa Loterias, com disputas no atletismo e na natação. O evento acontece de 20 a 23 de fevereiro, em Uberlândia/MG.

A competição regional que reúne paratletas de Rondônia, Acre, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro, é classificatória para as próximas três etapas nacionais que devem acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.

Silvio explica que o olhar do Governo do Estado para o esporte paralímpico faz toda a diferença. “Esse apoio é muito importante para trabalharmos a inclusão social e principalmente para levarmos nossos talentos por todo o país mostrando que em Rondônia temos paratletas de alto nível”, afirmou.

Integrante da Seleção Paralímpica há quase 10 anos, Renato da Silva, se orgulha por poder representar o Estado. “É muito bom poder colocar em prática todo o nosso esforço e dedicação, mostrando o potencial dos portadores de necessidades especiais”, disse o paratleta.

A superintende da Secel ressaltou a importância deste apoio. “Nossos paratletas tem altíssimo potencial para disputas de grande porte. Sempre trazem boas colocações e levam o nome Rondônia para o cenário nacional de forma positiva. Motivo de orgulho para todos nós”, salientou Eluane.

Na ocasião, Silvio Corsino, também recebeu apoio para representar o Estado no VI Curso de Capacitação Técnica da ANDE (Associação Nacional de Desporto para Deficientes), onde irá palestrar sobre o esporte paraolímpico no Estado de Rondônia.  O evento acontece de 5 a 9 de fevereiro, em Salvador/BA.

Lei Pelé

O recurso da Lei Pelé, proveniente do Fundo Lotérico, deve ser destinado ao apoio de atividades paradesportivas, conforme consta no artigo 7º, da própria Lei.