Governo de Rondônia
25/04/2024

DEFESA CIVIL

Parceiros no combate a enchente são homenageados como heróis

19 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 

mesa-02Dezenas de autoridades civis, militares e voluntários foram agraciadas com a Medalha “Defesa Civil do Estado de Rondônia”, na noite de terça-feira (18), pelo Corpo de Bombeiros Militar, como reconhecimento público pela participação nas ações da Defesa Civil durante a enchente do Rio Madeira. Na solenidade, que aconteceu no anexo do Teatro Estadual, os homenageados foram saudados como voluntários, profissionais e heróis, pela dedicação com que se envolveram no maior desastre natural já registrado na Região Norte.

A cerimônia foi presidida pelo coronel bombeiro Lioberto Caetano, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar e teve o secretário chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, como representante do governador Confúcio Moura.

 Orgulho

mesa-05

Em discurso, o secretário Marco Antônio Faria disse que o governador  Confúcio Moura manifestou orgulho das ações da Defesa Civil no enfrentamento do desastre natural que afetou duramente o estado do início do ano. Ele lembrou que em alguns momentos fez cobranças aos secretários estaduais e que também cumpria ordens. “Agradeço, em nome do governador do Estado, por termos mostrado ao Brasil a nossa competência diante de um momento tão delicado. Também devemos ter orgulho do que fizemos”, concluiu.

Integração

 

mesa-04

Para a Defesa Civil Estadual, foi a ação integrada dos representantes dos órgãos e voluntários que levou a operação com êxito e sem nenhuma vítima fatal, fato pioneiro no país em ocorrências desta natureza.

O coronel Caetano agradeceu a todos agraciados, mas destacou a participação do chefe da Casa Civil Marco Antônio Faria, por ter feito a interlocução entre o governador Confúcio Moura e a Defesa Civil, além de ter providenciado para que os órgãos estaduais atuassem de forma planejada durante o evento.

O coordenador estadual da Defesa Civil citou ainda de forma particular a participação da Base Aérea, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, as lojas maçônicas e a Polícia Rodoviária Federal. Sobre o Departamento Estadual de Estrada de Rodagem – DER, afirmou que teve atuação destacada e que estará presente em muitas obras de reconstrução.

Caetano citou ainda o chefe de gabinete do governo do Estado, Waldemar Albuquerque, que liderou negociações para liberar a estrada de Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré, por onde fluiu o transporte rodoviário durante a enchente.

 Agraciados

Os agraciados com a Medalha “Defesa Civil do Estado de Rondônia” as seguintes instituições: Agência de Transportes Aquaviários –Antaq, Dnit, Detran, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Segurança, Justiça e Cidadania – Sesdec, Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sedam, Secretaria de Estado da Assistência Social – SEAS, Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos – SEAE, Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão – SEPOG, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária – SEAGRI, Superintendência Estadual de Licitações – SUPEL, Agência Estadual de Vigilância Sanitária – Agevisa, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem –DER, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron, Companhia  de Águas e Esgotos de  Rondônia – Caerd, Eletrobras-Rondônia, Coordenadoria Geral de Patrimônio Mobiliário e Imobiliário do Estado de Rondônia – CGPMI, Sociedade dos Portos e Hidrovias de Rondônia – SOPH, Superintendência Estadual de Esportes, Cultura e Lazer – SECEL, Superintendência de Gestão  de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais – Sugespe, SIPAM, CONAB, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil,  Grande  Oriente do Brasil,  Grande Loja Maçônica, OAB Seccional Rondônia, Usina Santo Antônio, Usina de Jirau, Arquidiocese de Porto Velho, Igreja do Evangelho Quadrangular, Banco Bradesco, Banco do Brasil, banco BASA, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, Polícia Militar de Rondônia, Força Nacional de Segurança e Polícia Militar do Estado do Mato Grosso.

Entre as personalidades homenageadas estão a juíza de direito Sandra Silvestre, o empresário José Gonçalves, o chefe de gabinete do governador, senhor Waldemar Albuquerque, o fotógrafo Ronaldo Nina, a funcionária do corpo de Bombeiros Elizeth Nascimento de Souza e a assistente social Oneti Maciel Alves.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Corpo de Bombeiros
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo