Governo de Rondônia
18/04/2024

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

Parceria com a Mapfre traz Programa de Educação Viária é Vital para Rondônia

27 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Depois de impactar mais de 100 mil educadores e nada menos de quatro milhões de alunos no Brasil, o Programa de Educação Viária é Vital, da Mapfre Seguros, chega a Rondônia com a missão de treinar e formar os primeiros 140 educadores, a partir desta quinta e sexta-feira (30 e 31), em Porto Velho, que servirão de multiplicadores em todas as escolas públicas e privadas do Estado.

A diretora do Detran, Benedita Oliveira, fez os primeiros contatos com a Mapfre em Brasília

Numa parceria firmada com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Brasília, no mês de abril, entre a diretora adjunta, Benedita Oliveira, e Renato Fernandes, diretor da Mapfre, foram feitas as tratativas para sua formalização. Como não podia ser diferente, o convênio tem por objeto a preparação de professores e alunos, e por isso é focado na capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos dentro das salas de aula com alunos do ensino fundamental e médio, e ali mesmo suscita e promove pesquisas de base sobre as condições da circulação viária no âmbito de suas escolas e da própria comunidade em que vivem, incentivando medidas e ações que tornem a circulação mais segura, eficiente e mais humana.

Ao defender a parceira com Mapfre, a diretora do Detran Rondônia, fez ver que a educação de trânsito é algo universal, que exige um planejamento adequado, de modo que seja alinhada e integrada aos diversos aspectos da cultura da comunidade, sem perder o foco da formação de uma sociedade educada, humana e que preserve a vida. “Rondônia não poderia ficar fora deste projeto da Mapfre, e nós estamos fazendo grande esforço para levar este conhecimento a todas as escolas do Estado”, disse Benedita Oliveira, destacando que esta é uma determinação e uma preocupação do governador Marcos Rocha.

Ela explicou que a passagem do conteúdo do Programa Educação Viária é Vital, embora muito simples, atende a critérios e uma metodologia única para o País, com encontros  de formação presencial e de Educação a Distância (EAD), que estimulam o desenvolvimento de projetos para o trânsito com a participação dos alunos e da própria comunidade. Neste ponto os alunos serão incentivados a conceber e produzi-los, eis que todo ano, em novembro, a Mapfre premia os três melhores projetos realizados no período, em grande Encontro Nacional em São Paulo.

Por esse motivo, segundo Benedita Oliveira, a ideia é envolver os alunos na observação, análise e crítica das condições de circulação viária (condições do trânsito) em todos os ambientes em que vivem os envolvidos pelo programa, de modo a desenvolver atitudes e habilidades que favoreçam a formação cidadã e o convívio social, gerando em todos o sentimento de responsabilidade com a respectiva comunidade.

Todo o programa do curso se desenvolverá nas instalações da Escola Murilo Braga – AV. 7 de Setembro com Brasília, nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), a partir da 7h30 em dois turnos diários, manhã e tarde, para os 140 professores inscritos.

Leia mais sobre o Detran


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Governo, Rondônia, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo