26/04/2024

PAVIMENTAÇÃO

Parceria do Governo com Prefeitura tornará Ariquemes com 100% de ruas asfaltadas

30 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

DSC_0005Em um pacote de investimentos que visa contemplar Ariquemes com 100% das ruas asfaltadas, o Governo do Estado de Rondônia definiu parceria com a prefeitura do município na execução de um ousado projeto que irá transformar o município na primeira cidade grande do Estado com asfaltamento em todas as ruas e avenidas.

Com o projeto finalizado, apto ao processo de licitação, o governo irá executar no município com fonte própria de recurso 31.807 metros de asfalto urbano, conforme dados apresentados pela equipe técnica do Departamento de Estradas e Rodagens. Divididos em quatro lotes, os bairros contemplados serão: no primeiro lote os setores 09,10, 12, Jardim das Palmeiras, Grandes Áreas, Vida Nova, Parque das Araras, Jardim das Flores, Nova União I; segundo lote setores 06, 11, Nova União III, Rota do Sol, São Dimas e Setor Institucional; terceiro lote com abrangência de ruas no Setor 02, Parque das Gemas e Jardim Primavera; quarto lote os bairros: Nova Londrina, Jardim do Vale, Marechal Rondon, Bairro Jamari, Monte Cristo, São Geraldo, Áreas Especiais e Área de Chácaras. Outros dois lotes irão contemplar alamedas e a avenidas com bloqueteamento e urbanização, somando 6 lotes de trabalho.

Na contrapartida, a prefeitura irá executar outros 7.560 metros de pavimentação asfáltica urbana, abrangendo as ruas ainda sem a infra-estrutura nos bairros Jardim Jorge Teixeira e São Geraldo 2.

Com índice populacional, segundo dados do IBGE, que ultrapassam os 100 mil habitantes, Ariquemes apresenta no Estado nível de DSC_0077crescimento avançado, e para isso conta com apoio do Governo na aplicação de recursos que contemplam ações de desenvolvimento. Já foram construídos pelo Governo do Estado dos últimos 3 anos em Ariquemes, 25 quilômetros de pavimentação urbana; praças; breve a inauguração do centro de diálise, inédito na iniciativa pública do estado; pavimentação do trecho que interliga os municípios de Ariquemes a Machadinho do Oeste, fortalecendo a economia da região, com melhores condições de tráfego para escoamento da produção, entre outras realizações  o fortalecimento do Banco do Povo, lançando a moeda social Jamari, novas agroindústrias com certificado do Programa de Verticalização da Produção (Prove).

O prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, garante que o projeto ousado de asfaltar 100% das ruas de Ariquemes, só poderá ser realizado em um período curto de tempo devido à parceria do governo. “Ano passado fiz o desafio ao governador, que prontamente aceitou, serão aproximadamente 40 quilômetros de pavimentação para o ano de 2014”.

Texto: Daniele Basso
Fotos: Camilla Olisanto