Governo de Rondônia
25/04/2024

INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA

Parceria entre Emater-RO e AABB promove boas práticas a crianças e adolescentes em Cacoal

07 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Promover o desenvolvimento integral por meio de ações educacionais e a inclusão social.

Uma vez por mês a extensionista social Camilla Fabiane, do escritório local da Emater-RO/Cacoal, dedica seu dia ao atendimento à crianças e adolescentes da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco. O objetivo é desenvolver atividades em torno de áreas como higiene e saúde, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de novos conhecimentos e acesso à cidadania.

O atendimento, que leva boas práticas voltadas para a higienização pessoal, cuidados com o corpo e prevenção de doenças, entre outros, atende mais de 100 crianças inseridas no programa AABB Comunidade.

A parceria entre a Emater-RO e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) para atendimento à crianças e adolescentes que se encontram em situações de risco e vulnerabilidade social foi firmada em 2017, quando a autarquia de assistência técnica e extensão rural disponibilizou a extensionista Camilla, que também é enfermeira, para acompanhar o programa.

“São crianças de baixa renda na faixa etária entre 6 anos e 18 anos incompletos, que recebem nossas orientações sobre a necessidade de cuidados com a higiene e incentivo às ações do dia a dia, como: lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes ou tomar banho”, explica Camilla, complementando que, durante o atendimento também são realizados exames físicos básico para verificar casos de dermatites e ferimentos para o uso de atividades realizadas na piscina da AABB, além de prevenir doenças.

Segundo a extensionista, a experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam a viabilidade e a importância das ações que são desencadeadas através do programa AABB Comunidade junto à essas crianças e adolescentes, pois vem atingindo o objetivo de promover o desenvolvimento integral por meio de ações educacionais e a inclusão socioprodutiva com consciência de cidadania. “Por isso é muito importante que todos os segmentos da sociedade estejam envolvidos no processo”, enfatiza.

O programa envolve outras atividades com a parceria de educadores sociais.

O programa é desenvolvido na unidade da AABB de Cacoal de segunda a sexta-feira e envolve outras atividades, com outros educadores sociais, buscando a integração família, escola e comunidade. Nesse contexto, a participação da Emater-RO se dá de forma contributiva tornando-se essencial na formação da identidade, da personalidade e do caráter dessas crianças que, somadas às demais ações do programa, gera o desenvolvimento da valorização pessoal e da autoestima, resultando em um melhor convívio familiar e comunitário.

Além do atendimento direto às crianças e adolescentes, a Emater-RO atendeu muitas dessas famílias com a inclusão nos programas de política pública que promovem o bem estar econômico e social, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – de compra direta dos agricultores com repasse à famílias de baixa renda – executado pela Emater-RO nos últimos cinco anos, e que hoje está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura local.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO e AABB
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Educação, Inclusão Social, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo