Reinserção

Parceria entre entes públicos possibilita a ressocialização de apenados em Buritis

18 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

novo olhar1Iniciou no mês de novembro o projeto “Novo Olhar”, realizado pelo Centro de Ressocialização Jonas Ferreti em parceria com a Prefeitura Municipal de Buritis, com apoio do governo do Estado, do Ministério Público, da Vara de Execuções da Comarca de Buritis, Defensoria Pública e Conselho da Comunidade.

O projeto tem como principal objetivo a reinserção dos apenados a sociedade. Hoje, na primeira etapa, já participam dez reeducandos. A meta principal é recuperar os canteiros e praças do município de Buritis, com gramas e flores, limpeza das vias públicas, pinturas de meios fios e poda das árvores, dando um “Novo Olhar” à cidade.

Já na segunda etapa, o projeto trará a orientação e o trabalho pedagógico para o foco principal. A meta é, por meio de parceria com as escolas estaduais, desenvolver palestras que tragam orientação quanto ao uso de drogas lícitas, ilícitas e sobre doenças sexualmente transmissíveis.

O diretor do Centro de Ressocialização Jonas Ferreti, Walace Bernardo é um entusiasta do projeto. Ele reforça que a participação e interação dos reeducandos será bastante aproveitada, pois a vivencia deles será repassada através de depoimentos quanto às dificuldades enfrentadas pela dependência das drogas e no crime. “Eles já são abordados pelo mundo do crime ainda adolescentes e são as iscas perfeitas para esse mundo paralelo. Nosso desafio é quebrar esse elo e trazê-los a outra vivência, com oportunidades de fato na sociedade, explicou.novo olhar4

Os apenados que participam do projeto contarão com remuneração, por meio de convênio que esta sendo formalizado junto a Prefeitura. “O trabalho dos reeducandos esta sendo muito bem aceito pela população e o “Novo Olhar” não tem prazo fixado para terminar”, finaliza o diretor.

.

Texto: Celene Gomes - Assessoria Sejus