Parceria entre Governo e Instituto profissionaliza reeducandos de Rondônia

31 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - arte na floresta
O Governo do Estado dentro de suas políticas públicas tem investido na ressocialização dos apenados do sistema penitenciário de Rondônia com educação, profissionalização e capacitação técnica e artesanal. Na ultima sexta-feira (28), aconteceu o encerramento de mais uma turma do projeto Arte na floresta, realizado no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé.
O Arte na Floresta é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Governo Federal e Instituto Mirtis Rufino (IMR). Os cursos oferecidos para os reeducandos neste projeto são entalhamento em madeira e biojóias. No total, 14 apenados concluíram o curso.
Segundo Valdir Castro de Oliveira, coordenador do curso, “A intenção é criar um pólo de produção regional para abastecimento de todo o estado e algumas feiras nacionais. Para isso, recebemos um caminhão do Governo Federal, com contrapartida com o Governo do Estado. A entrega simbólica aconteceu no dia 19 de março, agora só estamos aguardando a entrega oficial”, finalizou.
Quando questionados sobre a necessidade de profissionalizar, os reeducandos são unânimes ao responder que significa buscar “novas oportunidades”.
O encerramento dessa segunda turma do Arte na Floresta foi comemorado com a entrega de certificados e a realização de uma confraternização entre os envolvidos no projeto.

Texto: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus
Fotos: Cláudio Guedes