SAÚDE PÚBLICA

Parceria entre governo e prefeitura de Ji-Paraná humanizará atendimento a pacientes ortopédicos

20 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Os pacientes de cirurgia ortopédicas de membros superiores de média e baixa complexidades serão tratados em Ji-Paraná. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) assinou parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná na realização desse procedimento médico favorecendo mais humanidade nos tratamentos e evitando os deslocamentos de pacientes para cidades polos regionais em saúde de Rondônia, como Cacoal e Porto Velho, por exemplo.

Na parceria, o governo estadual assume o compromisso de repassar R$ 300 mil ao município ji-paranaense para aquisição de medicamentos e insumos suficientes aos tratamentos pelo período de seis meses, e mais o fornecimento de pinos, parafusos e placas cirúrgicas. A prefeitura assume os procedimentos cirúrgicos com profissionais do próprio quadro de servidores e oferece as demais estruturas necessárias em favor do acidentado.

convenio-uti-ji-parana-19-12-foto-paulo-sergio-1

Parceria foi assinada na segunda-feira

“O governo de Rondônia é parceiro em mais esse serviço em Ji-Paraná, assim como vem celebrando outros convênios, como o de atendimento médico em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em hospital particular da cidade”, ressaltou a assessora técnica da Sesau, Maria do Socorro Rodrigues, ao representar no evento o secretário de saúde Williames Pimentel e ressaltar o sucesso de outras parcerias do governo estadual em Vilhena e Rolim de Moura.

Dados da Secretaria de Saúde de Ji-Paraná revelam uma média mensal de atendimento hospitalar de 100 casos de acidentados graves. “Nessa parceria vamos realizar primeiramente as cirurgias eletivas”, disse o secretário municipal Renato Fuverk, sobre o atendimento cirúrgico no Hospital Municipal Claudionor Couto Roriz. “Serão cirurgiados os pacientes com fraturas nos membros superiores, como braços, dedos e clavículas”, detalha o diretor do Couto Roriz, o bioquímico Antelmo Ferreira.

A parceria foi uma solicitação do vereador Edivaldo Gomes que recebeu apoio  junto aos vereadores locais e o deputado Laerte Gomes, viabilizador de emenda parlamentar para aquisição de medicamentos. “Venho desde 2013 nessa luta e hoje estou muito feliz pelos frutos”, disse o vereador sobre a bandeira levantada há três anos. O deputado Laerte agradeceu ao governo estadual pelo acolhimento do pedido.

O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, representou o governador Confúcio Moura e elogiou a ação em benefício da coletividade. “Com mais essa ação, o governo de Rondônia tira das estradas as ambulâncias proporcionando atendimento humanizado do paciente mais perto da família dele”, destacou Emerson Castro.

O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, citou que o hospital municipal Couto Roriz já desempenha papel de regional atendendo pacientes de várias localidades da região. “Agradecemos o apoio do governo estadual com mais esse investimento em Ji-Paraná”, finalizou o prefeito.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio