Governo de Rondônia
19/04/2024

Agricultura familiar

Parceria integra extensionistas de Ater para inovação na agricultura familiar

03 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

curso_002Um curso de atualização nas culturas leiteira e cafeeira, realizado em Ouro Preto do Oeste, marca o início da contribuição da Embrapa para ações de inovação na agricultura familiar. Promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as atividades fazem parte de uma série de eventos de cooperação entre organizações estaduais de pesquisa, redes de assistência técnica e extensão rural (Ater), ensino e representações de agricultores. Nesta primeira etapa, o objetivo é integrar e capacitar o corpo técnico com o nivelamento teórico e prática nas atividades leiteira e de café.

De 20 a 24 de outubro a Embrapa, MDA/SAF/DATER e Emater/RO realizaram um curso de 40 horas, para formação de agentes de Ater em café e leite na cidade de Ouro Preto do Oeste/RO. A iniciativa deve beneficiar aproximadamente 600 famílias de agricultores familiares do estado de Rondônia, na atividade do café e 1400 famílias na atividade leiteira, que serão assistidas por esses técnicos.

Pela Emater-RO – instituição que foi selecionada em um lote da chamada pública de café e três para a cadeia produtiva do leite, lançadas pelo MDA em 2013 – foram capacitados 42 extensionistas, sendo 13 para a chamada do café e 29 para a atividade leiteira. Ao total foram capacitados técnicos dos 36 municípios contemplados nas chamadas públicas, sendo oito para a atividade cafeeira e 28 dos três lotes da cadeia produtiva do leite.

De acordo com o MDA, esses treinamentos têm como diferencial o foco em tecnologias de produção, para que extensionistas e agricultores possam trocar conhecimento sobre as inovações para a agricultura familiar. A idéia é finalizar essas oficinas com uma agenda mínima de ações que envolvam ensino, pesquisa, Ater e agricultores familiares no Estado, para os anos de 2015 e 2016. “Outros produtos esperados são subsídios para a elaboração de um plano de desenvolvimento da agricultura familiar em Rondônia.”

 

Visita técnica

Além das oficinas os extensionistas participaram de aulas práticas. Eles tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica na unidade produtiva familiar de leite localizada na Linha 166, de propriedade dos agricultores José Macedo Tavares e Sirlene Gulart Tavares. A Unidade tem como principal atividade produtiva e principal fonte de renda a bovinocultura leiteira.

A família segue a tradição de trabalhar com gado leiteiro, herdada de seus antecessores, e recebe orientação da equipe técnica da Emater-RO para uso das ferramentas tecnológicas disponíveis. Ela também participa dos programas e políticas públicas de desenvolvimento executadas pela instituição, como: concurso leiteiro, Projeto Inseminar, Projeto de Manejo de Pastagem, Proleite e Programa Nacional de Habitação Rural (PNRH) e trabalha na adequação da propriedade às exigências legais referentes às questões ambientais.

O objetivo da visita técnica foi obter dados suficientes para a elaboração do diagnóstico rural participativo. Os técnicos foram envolvidos em todo o processo e, como experiência profissional, observaram o quão importante é a participação da família no processo de diagnóstico da unidade familiar e da organização da comunidade rural.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater/RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cursos, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo