26/04/2024

Parceria leva esporte para as escolas de Rondônia

19 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Sete milhões de professores das redes públicas estaduais e municipais em todo Brasil serão beneficiados com o Transforma, programa de Educação dos Jogos Rio 2016 que já impacta mais de um milhão de pessoas. Foi o que informou nesta segunda-feira (19) a secretária de Estado da Educação de Rondônia, Fátima Gavioli, confirmando a parceria com o Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Além dos esportes tradicionais, como basquete, os estudantes podem participar de hóquei sobre grama,rugby e goalball

A secretária explicou que o Transforma tem como objetivos promover os valores olímpicos e paralímpicos, além de ampliar as modalidades esportivas praticadas nas escolas. “O Consed está, juntamente com as Secretarias Estaduais de Educação e o Distrito Federal, fazendo parte da coordenação de mobilização das comunidades escolares”, disse.

Os desafios escolares, segundo Fátima, são abertos para qualquer escola do País e há incentivo para que as escolas da rede estadual de ensino possam participar.  “Cada escola poderá inscrever uma equipe de três a dez alunos, com a orientação de um professor. Os participantes fazem a inscrição, enviam uma foto da sua tocha, uma mensagem de paz e começam o revezamento virtual”, pontuou.

Nessas atividades, os alunos trabalham os valores olímpicos e paralímpicos em temas relacionados aos Jogos Rio 2016. Além disso, desenvolvem qualidades de liderança e protagonismo juvenil, e engajam a comunidade escolar. O segundo Desafio de 2015 é o Revezamento da Tocha. As escolas devem construir uma tocha criativa com materiais variados, escrever uma mensagem de paz e promover um revezamento virtual.

O gerente de Educação dos Jogos Rio 2016, Vanderson Berbat, disse que além da entrada de novas escolas, a parceria possui uma plataforma online que oferece cursos e capacitações inéditas para profissionais de educação em três idiomas (português, inglês e espanhol).

Berbat lembrou que o Transforma iniciou suas atividades em 2014 e já está presente em 2.135 escolas nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Distrito Federal. Em um ano de projeto, diversas escolas já introduziram esportes pouco praticados no Brasil nas aulas de educação física, como hóquei sobre grama, rugby e goalball.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Antônio Queiroz