SANEAMENTO

Parceria público privada garante água tratada a cinco bairros de Jacy-Paraná, maior distrito de Porto Velho

22 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

INAUGURAÇÃO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM JACI PARANÁ EM 22.12.15 - FOTOS ADMILSON KNIGHTZ (8)

As primeiras residências de Jacy-Paraná passaram a ser abastecidas com água tratada nesta terça (22), após inauguração da unidade de tratamento do distrito

As primeiras 900 residências dos bairros Nova e Velha Jacy, Parque dos Buritis, Nova Esperança e Alto Alegre, área central do distrito de Jacy-Paraná, em Porto Velho, começaram a ser abastecidas na manhã desta terça-feira (22) com água tratada distribuída pela Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (Caerd).

A chave para distribuição de água potável aos moradores do distrito, que surgiu a partir do funcionamento de uma antiga estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, foi acionada por funcionários da companhia logo após a inauguração, às 9 horas, no prédio da Unidade de Serviços.

A nova unidade da Caerd, localizada no bairro Parque dos Buritis, é equipada com sala climatizada para atendimento aos novos usuários e instalação de comando e controle da estação de captação no próprio rio Jacy, sistema de adução, tratamento e um reservatório com capacidade para armazenar até um milhão de litros d’água.

Segundo a presidente da Associação de Moradores do Parque dos Buritis, Elba Cristiane, as 180 casas do bairro próximas ao antigo cemitério local, agora serão atendidas com água encanada e de boa qualidade.

Moradores da área de invasão dos trilhos, contígua ao Parque dos Buritis e próxima do cemitério, consomem água sem controle de qualidade retirada de “poços amazônia” escavados a poucos metros das sepulturas.

INAUGURAÇÃO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM JACI PARANÁ EM 22.12.15 - FOTOS ADMILSON KNIGHTZ (5)

“Água tratada e boa para a saúde”, diz a moradora de Jacy-Paraná, Fátima Vieira

A viúva Fátima Vieira Monteiro, de 54 anos, explicou que a cheia no início de 2014 a obrigou mudar da rua Pedro Osório, área de risco do bairro Velha Jacy, para morar com a sogra no Parque dos Buritis. “No Velha Jacy, onde morei, sempre foi água de poço. Aqui (Parque dos Buritis) não, é água tratada e boa para a saúde”, disse ela.

O projeto no total de R$ 5,5 milhões foi financiado pela concessionária Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau, em parceria com o Governo do Estado, contrapartida do município de Porto Velho na aplicação de repasses de compensação social da construção da hidrelétrica, e investimentos próprios de R$ 1,7 milhão da Caerd na implantação da rede de distribuição e instalação de redes residenciais com hidrômetros.

A presidente da Caerd, Iacira Azamor, disse que a companhia vive atualmente uma fase de revisão das metas, a partir de novo modelo de gestão, cujo primeiro resultado se traduz na retomada de investimentos próprios, que há 16 anos não eram feitos.

A retomada dos investimentos próprios é uma medida “muito significativa” tanto para o governo quanto para os funcionários. “Este ato não representa apenas uma entrega de equipamentos, é um presente a toda a população, pois água tratada é vida”, disse.

Iacira Azamor lembrou ainda a previsão de um investimento de mais de R$ 400 milhões para abastecer 50% das residências de Porto Velho com água potável e iniciar, em maio de 2016, os serviços de drenagem e esgoto em 50% dos bairros da capital. No interior, a Caerd dará prioridade à conclusão dos projetos de abastecer 100% dos moradores de Jaru e Ji-Paraná com água potável.

INAUGURAÇÃO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM JACI PARANÁ EM 22.12.15 - FOTOS ADMILSON KNIGHTZ (3)

Construção da unidade no distrito foi feita através de parceria entre Estado, Município e iniciativa privada

O diretor de Operações da ESBR, José Lúcio, afirmou que o sistema contribuirá para melhorar a qualidade de vida da população. Destacou que por meio da parceria com o município e o governo estadual, o grupo entregava durante o ato um “presente de Natal à população local, e, de aniversário, ao Estado de Rondônia pelos seus 34 anos de criação”.

Lembrou que a concessionária investiu um total de R$ 28 milhões na execução de 36 projetos sociais somente em Jacy-Paraná, dentre eles construção da chamada Escola dos Sonhos, asfaltamento de 4 km de ruas e uma campanha permanente de combate à prostituição infantil e redução dos indicadores da violência na região.

Participaram ainda da inauguração do sistema e entrega de duas retroescavadeiras, a assessoria técnica Márcia Aurora, o diretor técnico operacional da Caerd, Mauro Beberian, os vereadores Jurandir Bengala e Carlos Alberto, além de outros representantes militares e civis locais e regionais.

Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Admilson Knightz

Água, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Sociedade