Governo de Rondônia
28/03/2024

BOVINOCULTURA

Parceria visa melhoramento genético de animais em pequenas propriedades em Rondônia

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Melhoria genética agrega valor ao rebanho

 

A parceria firmada entre a Emater-RO e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) está proporcionando uma modernização no atendimento à pequenas propriedades rurais. Extensionistas já estão sendo capacitados para assistirem produtores rurais no melhoramento genético de gado de corte. A proposta visa ampliar o atendimento ao produtor rural da agricultura familiar oportunizando a ele animais de melhor qualidade tanto no rebanho leiteiro quanto no gado de corte.

A melhoria genética do rebanho leiteiro já vem sendo apresentada aos produtores rurais há algum tempo, mas o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino foi assinado recentemente, através de decreto-lei, e oportunizou aos pequenos e médios produtores rondonienses mais facilidade para adquirir animais melhorados e agregar mais valor ao seu rebanho

Na região cone-sul do estado, a melhoria genética com utilização da Biotecnologia da Fecundação in Vitro (FIV) vem promovendo o melhoramento dos animais daquela região com material comprovadamente de qualidade superior. Há cerca de um ano, sob orientação dos extensionistas da Emater-RO locais, foi enviada uma proposta ao  Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio do Leite de Rondônia (Condalron) para aquisição de 500 prenhez de fêmeas bovinas Girolando oriundas de tecnologia in vitro para atender 50 propriedades de produção leiteira de produtores daquela região.

Com grau de sangue 1/2, 5/8 e ¾, esses animais estão impulsionando produção leiteira. Entretanto, nem todos os produtores têm um rebanho leiteiro de grande produtividade, e outros buscam aumentar sua renda com animais para reprodução criando pequeno número de gado de corte.

A parceria firmada com a ABCZ visa dar assistência à esse produtor que, por ter a produtividade de seus animais muita baixa, não conseguem gerar lucro necessário para sua sobrevivência. “O produtor da pequena propriedade sempre tem ali um bezerro que está engordando, sempre tem, às vezes, uma vaca de corte, então é preciso levar tecnologia, principalmente em genética, para que ele consiga ter mais eficiência nesse setor”, ressalta o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Para dar prosseguimento à ação, os extensionistas da Emater-RO estão sendo capacitado na técnica de melhoramento genético do rebanho de corte para, posteriormente, repassá-las aos produtores rurais de pequenas propriedades. Os cursos ainda estão em andamento e já está prevista, a realização de uma Feira Pró-Genética.

A feira acontecerá nos dias 19 a 21 de setembro, em Ji-Paraná, durante a 40ª Exposição Agropecuária, onde serão apresentados dicas e animais zebuínos melhorados e chancelados pelo Pró-Genética. O evento é uma realização da ABCZ em parceria com a Seagri, Emater-RO e Idaron, além de instituições financeira e a Associação Rural de Rondônia.

Leia mais:


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: EMATER_RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo