Governo de Rondônia
19/04/2024

HUMANIZAÇÃO

Ala masculina da psiquiatria do Hospital de Base Ary Pinheiro é inaugurada em Porto Velho

12 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade de Entrega Oficial de Ambulâncias e Visita Técnica na-1a Etapa da reforma e ampliação da Enfermaria Psiquiátrica do-Hospital de Base Dr Ary Pinheiro 12-04-17-10

A nova estrutura moderna atende a requisitos internacionais de tratamento humanizado

 

Está concluída a primeira fase da reforma e ampliação da Ala de Psiquiatria do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. A estrutura moderna, que atende a requisitos internacionais, é compatível com o tratamento humanizado oferecido pela unidade. “É um sonho que se realiza”, definiu o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel. A inovações arquitetônicas do prédio foram concebidas por profissionais locais.

A obra é composta de duas fases. A que está concluída vai receber apenas pacientes masculinos. A outra, para pacientes femininos ainda está em andamento. As instalações foram visitadas pelo governador Confúcio Moura e por deputados estaduais nesta quarta-feira (12).

O governador falou sobre a melhoria na área de saúde e garantiu que não conseguiria fazer as mudanças por decreto. “Se os servidores não tivessem uma participação tão comprometida, não adiantaria nada”, afirmou para complementar, em seguida, com elogios aos profissionais que atendem nas unidades.

Sobre a Ala de Psiquiatria, o governador ressaltou a importância do tratamento humanizado, que ‘desospitaliza’ o paciente, levando-o para receber o carinho dos familiares, em casa, durante a parte final da recuperação. Confúcio citou profissionais da clínica que trabalham há anos com dedicação.

AMBULÂNCIAS

Na mesma ocasião foram entregues chaves de ambulâncias a prefeitos de 18 municípios. Os veículos servirão para atendimentos de média e alta complexidade e foram distribuídos conforme as distâncias e a necessidade dos municípios.

Ambulâncias foram entregues a municípios

Ambulâncias foram entregues a municípios

No total serão entregues 38 ambulâncias. Os veículos foram adquiridos com recursos destinados por deputados estaduais através de emendas, que foram liberadas pelo governo.

Com os veículos, os municípios devem fortalecer os seus serviços, a começar pela atenção básica, que corresponde a 80% das unidades de saúde ainda é o gargalo do serviço estadual.

Segundo o secretário Pimentel, o Hospital Infantil Cosme e Damião e o Hospital João Paulo II, por exemplo,  ainda recebem demandas que deveriam ser supridas pelos municípios. Ele pediu apoio aos prefeitos para que deem atenção ao serviço que lhes compete.

Leia mais:
Ala de pacientes psiquiátricos no Hospital de Base em Porto Velho terá jardim terapêutico e ganhará mais 20 vagas
Álcool é o maior problema de saúde pública, diz psiquiatra, durante semana de enfrentamento às drogas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo