Governo de Rondônia
28/03/2024

SEPAT

Patrimônio e Regularização Fundiária são reorganizados na nova gestão estadual

30 de janeiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A preocupação do superintendente é seguir a determinação do governador coronel Marcos Rocha em regularizar toda a situação da demanda acumulada.

Militar de carreira, desde 1986 na Força Aérea Brasileira, o superintendente estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), Constantino Erwen Gomes vive em Rondônia desde 1999, e além da formação militar com especialização em Sistemas de Armamentos, é graduado em Administração de Empresas, e está cursando pós-graduação em Gestão Pública de Cidades.

Segundo Erwen, o “cenário” encontrado na pasta não é de total organização. “De início estamos apagando incêndios, mas acredito que de uma forma geral no governo todos estão fazendo a mesma coisa. Temos um trabalho muito grande a realizar, e acho que os governos anteriores nunca deram a devida importância ao patrimônio móvel e imóvel do estado”, declara.

A preocupação do superintendente é seguir a determinação do governador coronel Marcos Rocha em regularizar toda a situação da demanda acumulada. “Tem uma equipe da EpR já fazendo o levantamento, desde o ano passado, e cadastrando todos os nossos bens móveis. O prazo para conclusão era até o final de 2018, como eles não conseguiram nós estamos apoiando, pegamos uma prorrogação para continuar o serviço e isso é prioridade, também cadastrando todos os imóveis, temos muita área de litígio onde existem itens que são do Estado outros do Município onde está instalada a construção, e isso precisa ser regularizado.

Erwen diz que a ideia posterior às medidas de organização das necessidades primárias da Sepat é tentar fazer com que as terras da União sejam repassadas para o Estado.

“A maioria das áreas federais no estado pode ser passada para o governo estadual, através do Incra. Nós mesmos podemos fazer a divisão das glebas para alavancar o crescimento de Rondônia, até mesmo para os produtores rurais, que não conseguem fazer nenhum empréstimo para investir na terra por não serem regularizados”.

METAS

Pelo Programa Título Já, em execução em todo o estado, o superintendente da Sepat diz que estão na lista de entregas de títulos este ano 15 municípios: Cabixi (600 títulos), Cerejeiras (1.000), Chupinguaia (1.200), Espigão D’Oeste (1.500), Itapiuã D’Oeste (1.500), Mirante da Serra (600), Ouro Preto do Oeste (800), Parecis (1.000), Pimenta Bueno (1.000), Presidente Médici (800), Santa Luzia D’Oeste (600), Seringueiras (1.500), Urupá (800), Vale do Paraíso (800) e Vilhena (1.000), estimativa que prevê o oferecimento de 14.700 documentos gratuitos.

Ainda pelo Programa Papel Passado, que segundo o superintendente depende de recursos de emendas parlamentares, a meta de entrega em 2019 para os municípios de Nova Mamoré, Guajará Mirim, São Miguel, Castanheiras, Machadinho e Corumbiara soma mais de 5 mil títulos. Em Porto Velho, a meta é de 1.500 títulos a serem entregues pelo Papel Passado.

Leia mais:

 Superintendente busca celeridade em processos e quer resgatar Flor do Maracujá para o período junino

 Governo estabelece meta de redução de gastos públicos essenciais em 20%  

 Governo estimula regularização, conformidade fiscal e condições na concorrência de mercado

 Ideias com soluções tecnológicas para Rondônia é prioridade para Superintendência do Estado para Resultados

Prioridade do governador e o novo gestor da Sesau é construir um novo Hospital e Pronto Socorro João Paulo II

 Diretriz da nova gestão é atrair mais investidores para Rondônia, diz superintendente da Sedi

 Atendendo às diretrizes do governador, secretário de Planejamento quer reduzir a despesa da máquina administrativa

 Novo secretário da Educação quer fortalecer ensino médio e incentivar resultados nacionais de alta performance

 Sedam quer destravar processos de licenciamentos ambientais e dar celeridade às ações no estado

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Habitação, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo