Governo de Rondônia
23/04/2024

GUIA ELETRÔNICA

Pecuaristas de Rondônia terão mais comodidade na emissão da guia de transporte de animal

06 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Ainda neste ano o pecuarista de Rondônia terá a comodidade de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) de forma eletrônica, sem sair de sua casa ou propriedade, e com toda segurança, bastando para isso ter acesso à internet. Foi o que informou nesta sexta-feira (6), Fabiano Alexandre dos Santos, gerente de Defesa Animal da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron).

Gado_Foto_Daiane-Mendonça-870x560

A GTA é exigência legal obrigatória para transferências de baiadas de uma propriedade para outra

Segundo ele, o lançamento desta nova ferramenta de apoio aos pecuaristas do estado será feito durante a 5ª Rondônia Rural Show (de 25 a 28 de maio), em Ji-Paraná, como medida essencial para dinamização a relação entre quem produz e quem fiscaliza.

Fabiano dos Santos fez questão de observar, que nesta primeira fase a emissão da GTA eletrônica só será possível para bovinos destinados ao abate com inspeção oficial nos frigoríficos locais. Já a emissão da GTA para o transporte convencional – venda, transferência de propriedade ou de pastagem – continuará sendo feita obedecendo a regra atual, nas mesmas condições, ou seja, o produtor rural terá de ir à agência de solicitar a emissão do documento, tendo em vista que a guia é documento obrigatório para o transporte ou deslocamento de animais vivos para fora propriedade, constituindo-se assim num facilitador no processo de comercialização.

O gerente da Idaron explicou que esta nova ferramenta oferece toda segurança e controle, tanto para o produtor quanto para o governo, no processo de fiscalização, mas não elimina as vistorias e fiscalizações diretas nas propriedades, inclusive para conferir informações ou para o repasse de orientações.

A autenticidade da guia será por meio de verificação com telefone celular equipado com aplicativo de leitor ótico, que está em processo de ajustes e testes.

Com a GTA eletrônica o pecuarista terá maior facilidade para emitir e quitar a documentação na Idaron, e também mais facilidade para comercialização do gado, eis com esta nova ferramenta é possível eliminar a burocracia e dar agilidade às transações comercias em qualquer dia e horário, com um simples click.

Saiba mais:

Mais de 30% dos pecuaristas já vacinaram o rebanho contra febre aftosa e declararam a vacinação em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo