Governo de Rondônia
28/03/2024

Penitenciária de alta segurança será inaugurada nesta segunda-feira na Capital

28 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

1 - PENITENCIÁRIA

Penitenciária Aruana

O governador Confúcio Moura inaugura, nesta segunda-feira (31), às 16h, a Penitenciária Estadual “Aruana”, na Capital. Trata-se de uma unidade prisional modelo, que segue os padrões do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A nova unidade ficará no complexo penitenciário, na Estrada da Penal, Km 05, zona rural de Porto Velho.

A penitenciária oferece 112 novas vagas,  possui 28 celas, com vaga para quatro pessoas, equipadas com banheiros e ventilador de teto, além de consultório odontológico e  médico, alojamento para servidores,  comissariado, sala de armas, almoxarifado, sala de revista de chegada de apenados, banheiros adaptados de uso geral e parlatório.

1 - PENITENCIÁRIA 1

Fachada da penitenciária

Segundo a secretária de Justiça, Elizete Lima o recurso para construção do novo presídio foi de compensação das usinas, tendo como parceira a Energia Sustentável do Brasil – Usina Hidrelétrica de Jirau. “Esta obra estava por ser finalizada e por determinação do governador Confúcio Moura nós assumimos o desafio de concluir a obra, que será fundamental para diminuir o déficit de vagas existente dentro do sistema”, argumenta.

A Penitenciária Estadual Aruana é de grande relevância para o sistema prisional estadual, visto que está destinada aos apenados do regime fechado e foi projetada para oferecer um alto padrão de segurança. O nome escolhido possui origem indígena, cujo significado é “Sentinela” – aquele que guarda – e revela o sentido esperado para a nova unidade prisional.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Fotos: Cláudio Guedes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo