Governo de Rondônia
Domingo, 12 de julho de 2020

SEGURANÇA PÚBLICA

Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso com capacidade para mais de 600 apenados e moderna infraestrutura será entregue nesta sexta (14)

13 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com uma área total de 5.486,26 metros quadrados de construção, capacidade para 603 apenados e câmeras de monitoramento, a penitenciária estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso será entregue nessa sexta-feira (14), em Porto Velho, direcionada a acolher os que cumprem regime fechado. A entrega será marcada pela homenagem ao agente penitenciário que dá nome à unidade.

‘‘O Thiago foi um servidor que ajudou muito na secretaria, trabalhou na parte operacional na unidade, participou da assessoria jurídica e, ao final, ele exercia a função de assessor técnico de controle interno. Era uma pessoa conhecida pela sua inteligência e pela sua generosidade. A escolha do nome dele para a unidade prisional foi uma forma de homenagear o trabalho relevante que ele teve dentro da secretaria e do sistema prisional’’, considera a diretora executiva da Sejus, Maria Elilde Menezes dos Santos.

Segundo o coordenador do Sistema Penitenciário da Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus), Célio Luiz de Lima, a unidade foi projetada quando o governador Marcos Rocha era secretário de Justiça e este ano, através da mobilização do mesmo, a obra foi concluída.

O assessor técnico de Infraestrutura, o engenheiro civil Davi Martins, explica que a obra faz parte de um convênio com o governo federal com contrapartida do Estado.

A penitenciária está inserida no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça que destina-se à prevenção, controle e repreensão da criminalidade, atuando em suas raízes sócio-culturais, além de articular ações de segurança pública com políticas sociais por meio da integração entre União, estados e municípios. As ações levarão em conta as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

De acordo com o gerente regional do Sistema Prisional, Valdomiro Silvino de Melo, a penitenciária é a maior da região Norte e o padrão arquitetônico dela é único no Brasil, apenas no Pará se projeta um modelo igual mas ainda está na planta. ‘‘É uma estrutura moderna com estação de tratamento e com segurança para que os agentes penitenciários não precisem está em contato direto com os apenados’’, explica. ‘

 

Leia mais:

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Governo, Municípios, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe