Governo de Rondônia
Domingo, 09 de maio de 2021

Agroindústria

Pequeno produtor diversifica renda e incentiva vizinhos

04 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O pequeno produtor Robson Siedler aprecia nesta gestão do governo do estado o que outros produtores rurais ainda não conhecem: a criação e funcionamento de uma agroindústria. “Estou muito satisfeito com este incentivo do governo de Rondônia e alimento a esperança de que mais produtores rurais conheçam o programa”, declarou Siedler, exibindo o certificado ao lado da esposa Irlândia Bone Siedler.

Produtor de leite e de hortaliças a quinze quilômetros do centro de Cacoal, Robson Siedler agora está apto a fabricar biscoitos e vender para escolas públicas dentro das exigências sanitárias e comerciais, a exemplo do que já faz com a produção das hortaliças orgânicas que já produz.

Robson Siedler exibe certificado do Prove

Robson Siedler exibe certificado do Prove

Ele recebeu o certificado do Programa de Verticalização da Produção [Prove] e incentiva outros agricultores a fazer o mesmo que ele, investir na agricultura familiar. “É muito interessante e importante o Prove. Somos orientados por técnicos em todos os procedimentos, desde a fabricação ao comércio dos produtos”, frisou Siedler, destacando que o engajamento da família é essencial no projeto. “Temos seis filhos, três deles tem idade suficiente e nos ajuda nas tarefas”, disse Irlândia.

Incentivo

O agricultor Robson entende que é viável o Prove. “Documentado, temos condições de oferecer alimentos com qualidade e a preço mais baixo que o mercado”.  Segundo ele, todos os pequenos agricultores devem ao menos conhecer o programa do governo do estado. “Estou falando com meus vizinhos e mostrando a eles que é possível melhorar o poder de compra quando diversificamos nossa renda”, frisou.

Estudos da Secretaria de estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária [Seagri] indicam que cerca de 400 indústrias de pequeno porte já foram credenciadas pelo Prove na maioria dos 52 municípios. A meta do governo é fechar 2014 com a certificação de 700 agroindústrias, quase o dobro dos atuais registros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional de Ji-Paraná
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Serviço


Compartilhe