REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Pequenos produtores da Gleba Comara, em Guajará-Mirim, recebem títulos definitivos de suas propriedades

17 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Guajara Mirim - Regularizaçao fundiaria foto bruno CORSINO 17-7-15

Produtores agora têm suas propriedades legalizadas

Setenta pequenos produtores rurais da Gleba Comara em Guajará-Mirim receberam na manhã desta sexta-feira (17) o título definitivo de suas propriedades. O governo de Rondônia também entregou uma tonelada de calcário a custo zero para o município repassar para 347 pequenos produtores que trabalham em regime familiar.

A presidente da Associação dos Mini Agricultores da Comunidade Nova Esperança, Nívea Nascimento Ribeiro, falou sobre a importância do documento definitivo da terra para o produtor, que poderá ir buscar recursos junto às instituições bancárias para investir na propriedade e assim aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida no campo.

O governo do Estado firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio do programa Terra Legal e com o Instituto Nacional de Regularização Fundiária (Incra).  Nos últimos quatro anos foram emitidos mais de oito mil títulos em todo o estado. A meta agora é atingir mais de 10 mil títulos até o final de 2018. A produtora Terezinha Chaves Batista recebeu do governador Confúcio Moura a escritura pública de sua pequena propriedade.

O governador Confúcio Moura destacou a importância do programa Terra Legal, que leva dignidade ao homem do campo, sendo dono de fato e de direito de seu lote, e alertou aos produtores para que não vendam a propriedade, pois com o documento a terra irá valorizar muito.

Governador pediu que produtores não vendam seus lotes

“Com esse documento vamos dar um baile na crise e mandar ela pra bem longe”, afirmou o governador, que fez questão de agradecer à presidente Dilma Rousseff parceria no trabalho de regularização fundiária.

O coordenador nacional do Programa Terra Legal, Sérgio Lopes, também destacou a importância do programa  e ressaltou o trabalho  desenvolvido no estado de Rondônia, exemplo na região Norte na emissão de títulos rurais, ressaltando que a regularização fundiária  é um trabalho feito com várias mãos.

Após o evento em Guajará-Mirim,  o governador Confúcio Moura seguiu para o distrito de Extrema, município de Porto Velho, onde entregou títulos definitivos para produtores da gleba Euclides da Cunha e gleba Nova Califórnia.

BENEFÍCIOS

Durante o evento foram entregues equipamentos agrícolas para associações de produtores rurais. O presidente da Associação Rural da 5° Linha, Denilson Monteiro Cavalcante, recebeu um caminhão em forma de cedência. O veículo será usado para transportar a produção agrícola.  Foi entregue também uma grade hidráulica de arar a terra para a Associação do Km 22, Linha Bom Sucesso.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Bruno Corsino