Governo de Rondônia
Sábado, 27 de fevereiro de 2021

ATRATIVO

Pesca esportiva atrai turistas de todo o país em busca dos grandes peixes da Amazônia

20 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

por do sol no amanhecer no rio guapore sol -fotos de ésio mendes 11.05.2016   (17)

O Vale do Rio Guaporé é o mais procurado pelos turistas e pescadores

A pesca amadora movimenta a cadeia produtiva, em função dos bens e serviços que os praticantes consomem. Este segmento tem atraído visitantes de todas as partes do Brasil para Rondônia nos últimos anos. As belezas naturais, as culturas ribeirinhas, indígenas, históricas e quilombolas são características da região. A pesca esportiva tem sido o principal atrativo para os turistas visitar estes locais.

O Vale do Rio Guaporé é o mais procurado pelos turistas e pescadores que se aventuram em busca de grandes peixes amazônicos como a pirarara, o pintado, o tucunaré e tantos outros. No vale, há pousadas, guias de pesca e barqueiros que recebem milhares de turistas todos os anos, em localidades paradisíacas como o Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Porto Rolim (distrito de Alta Floresta), São Francisco, São Miguel e Costa Marques.

Segundo o superintendente de Turismo, Júlio Olivar, além de promover lazer e desporto, a pesca amadora está intimamente relacionada com o setor econômico que mais cresce no mundo: o turismo. Economicamente, a atividade ainda é pouco explorada no Brasil, e o segmento que explora este nicho do mercado ainda é pequeno. Mas em Rondônia o diferencial é a grande diversidade de peixes encontrada na região. O estado é o quinto destino da pesca esportiva em todo o país e atrai turistas principalmente do Sudeste e do Sul do Brasil, além de grupos de estrangeiros.

De acordo com estudos e pesquisas realizadas pelo Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia, em parceria com outras instituições, em aproximadamente 2.500 quilômetros, desde o rio Guaporé até a foz do rio Madeira, produziu o conhecimento de mais de mil espécies de peixes. É a maior fauna de rio em espécies do mundo. Somente no território brasileiro do rio Madeira, onde foram encontradas 40 espécies novas totalmente desconhecidas da ciência.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe